RÁDIO COMILÃO: Programa de rádio muda para melhor a alimentação em escola municipal

Rodrigo K.
Fotos: Vanderson Padilha

Por meio de programa realizado por alunos da Escola Municipal Prefeito Heitor Ditzel, crianças estão aprendendo sobre nutrição e desenvolvendo a leitura, escrita, a comunicação e o gosto pelos alimentos

Uma professora da Rede Municipal de Ensino de Ponta Grossa uniu comunicação e alimentação saudável para melhorar a saúde e o aprendizado de seus alunos. Junto com as crianças, ela lançou a Rádio Comilão, programa realizado diariamente através dos alto falantes da Escola Municipal Prefeito Heitor Ditzel, na Vila Dal Col. Com um aprendizado lúdico, os alunos melhoraram o desempenho nos estudos e acabaram com o desperdício de alimentos da merenda escolar.

O programa de rádio foi inspirado pelo Projeto Agrinho, realizado pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Todas as 84 escolas da Rede Municipal inscreveram projetos no Agrinho, que tem o objetivo de mobilizar a comunidade, envolvendo os alunos nos temas que ligam o campo e a cidade. As melhores iniciativas são premiadas pelos organizadores. No projeto da professora Ana Paula Mara, os alunos trabalham a comunicabilidade, nutrição, alimentação saudável, bons hábitos de higiene, entre outros conceitos positivos. As questões são tratadas de maneira transversal entre várias disciplinas.

Enquanto os locutores do dia soam no equipamento de som, os alunos respondem lá na sala de aula. “Percebemos uma melhora muito grande no aproveitamento dos alimentos. Antes sempre sobrava comida no prato, e agora eles estão comendo e ficam decepcionados quando não comem tudo. Faz parte do aprendizado. Eles querem ir na rádio e contar que estão comendo alimentos que antes não gostavam, querem compartilhar. Há melhora na autoestima, no desenvolvimento escolar. Por conta disso, a leitura também melhorou, porque para apresentar, precisa saber ler. Um trabalho que está além somente da alimentação. Eles estão bem melhores em leitura e produção de texto”.

Por meio de um mini estúdio instalado na escola, as crianças realizam a programação, que é transmitida em horários determinados através dos alto falantes. Na programação estão recados sobre a merenda escolar do dia e os benefícios que aqueles alimentos selecionados vão trazer para todas as crianças. Eles também compartilham suas conquistas pessoais e avanços na alimentação, falam sobre saúde, fazem humor e, no almoço, são tocadas músicas de escolha das crianças.

Comunicação
Maria Clara dos Santos Abreu, tem 10 anos e está no 5º ano. Ela conta como o projeto mudou sua visão sobre a alimentação. “Nossa rádio incentiva todos os alunos a comer alimentos saudáveis. Eu não gostava de alguns alimentos, como cebola e repolho, e agora aprendi a comer. Essa mudança foi pelos benefícios dos alimentos, porque depois que a professora começou a nos falar sobre isso, passei a experimentar e a gostar”, conta a aluna. Ela também mostra que a rádio melhorou a sua comunicação. “Algumas crianças que tinham vergonha de falar em público, agora não têm mais, falam muito bem. Depois que a professora chamou para falar na rádio, começamos a falar mais com os outros e a falar em público”, diz a estudante.