ATITUDE CONSCIENTE: Educação e Sicredi ampliam parceria para coleta e reciclagem de óleo

Rodrigo K.
Fotos Lorena Lorrayne

A Secretaria Municipal de Educação e a Cooperativa de crédito Sicredi Campos Gerais reafirmaram, nesta sexta-feira, um compromisso com a Atitude Consciente. Este é o nome do programa da cooperativa para a coleta e reciclagem de óleo de cozinha, realizado em parceria entre as duas instituições. O objetivo é recolher o óleo de cozinha usado das comunidades, evitando que o produto prejudique o meio ambiente e revertendo-o na forma de detergente concentrado às instituições.

Até este ano, os pontos de coleta estavam instalados em 12 unidades escolares, por meio de coletores feitos especialmente para esta finalidade. Nesta sexta outras 31 escolas foram adicionadas ao projeto, chegando a 43. O evento que celebrou a ampliação da parceria foi realizado na tarde desta sexta na Escola Municipal João Maria Cruz, com a presença de representantes da Cooperativa e da Secretaria Municipal de Educação.

“Para nós da Secretaria de Educação, o programa oportuniza uma forma diferente de ensinar aos nossos alunos o conteúdo de meio ambiente, proteção ambiental, bem como apoia o conhecimento oferecido nas diferentes disciplinas. Nas mãos dos professores, ele se transforma em material pedagógico e oportuniza mais aprendizado”, relata Simone Neves, diretora de Educação da SME.

Segundo Márcio Swierewicz, diretor executivo do Sicredi Campos Gerais, a parceria com a Educação de Ponta Grossa merece ser destacada pelo compromisso com o meio ambiente, com a educação e pela geração de renda. “Lembramos sempre que cada litro de óleo usado, no meio ambiente, danifica até 20 mil litros de água potável. E este projeto de educação ambiental ocorre no momento em que as crianças estão aprendendo a amar o meio ambiente, por isso ele é tão importante. Ele tem o ganho ambiental, educacional e financeiro também, com a devolução de parte deste produto em forma de sabão concentrado para a própria escola”, observa o diretor.