QUALIDADE DE VIDA: Comunidade rural de Itaiacoca recebe academia ao ar livre

por Rafisa Ramos

- A instalação foi realizada através de uma reivindicação dos moradores para a Secretaria Municipal de Políticas Públicas Sociais -

A partir de conversas realizadas com a secretária municipal de Políticas Públicas Sociais, Simone Kaminski, a comunidade rural de Itaiacoca Crutac recebeu na tarde de hoje (3) uma academia ao ar livre. Os equipamentos foram comprados pela Fundação Municipal de Esportes (Fundesp) e instalados pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SMSP). No total, Ponta Grossa conta com mais 50 academias espalhadas por toda a área urbana e distritos.
“Poder fazer essa ponte entre a comunidade e o poder público, levando seus pedidos e reivindicações, é uma das principais atividades exercidas por mim e toda a minha equipe. Quando os resultados são satisfatórios e os pedidos podem ser atendidos nós concretizamos que o trabalho em conjunto faz a diferença e melhora a qualidade de vida dos cidadãos”, declara a secretária Simone. “Estou muito feliz, vou poder fazer meus exercícios, antes não tínhamos onde fazer. Já fiz até um grupo com as minhas amigas, é mais qualidade de vida para todos nós”, comemora a senhora Vera Lucia Schenegoski, moradora da região.
As academias instaladas são novas ou reaproveitadas. “A Prefeitura está empenhada em oferecer alternativas gratuitas de lazer e esporte para que a população aproveite seu tempo livre. Estamos investindo na qualidade de vida da população, que poderá fazer atividades físicas mais perto de sua casa”, comenta o prefeito Marcelo Rangel.
Depois da inauguração da academia ao ar livre, a SMPPS entregou cestas básicas para 100 famílias cadastradas no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) que atende a região. Esses alimentos foram arrecadados através do programa Selo Social, com o projeto Balcão Solidário que fechou parceria na realização do show do cantor Gusttavo Lima, no último dia 25 de julho. “Conseguimos fechar mais essa parceria com a arrecadação de alimentos, cerca de 1 tonelada de produto alimentício não-perecível. Estamos montando as cestas e hoje foi a primeira entrega. Com a ação inicial o projeto doou milhares de cestas para os 10 Cras da cidade”, conta a diretora do Selo Social, Amanda Costa. O projeto Varal Solidário também esteve presente durante a tarde toda e o Serviço de Obras Sociais (SOS) marcou presença com corte de cabelo da comunidade.
“O nosso governo tem investido em todas as áreas e leva as mesmas estruturas da cidade para as zonas rurais. Eu conheço a região e posso dizer com propriedade que as melhorias foram grandes nos últimos anos. Desde a educação e saúde, até no esporte”, finaliza o secretário municipal da Secretaria Municipal de Governo, Maurício Silva.
As ações tiveram parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Viação Campos Gerais (VCG) e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).