Defesa Civil: Prefeitura participa de atividades do Plano de Auxilio Mútuo no município

por Josué Teixeira

A Prefeitura de Ponta Grossa marcou presença na reunião do Plano de Auxílio Mútuo (PAM) do município, iniciativa que reúne a Defesa Civil, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP), Corpo de Bombeiros, CCR RodoNorte  e diversas  empresas da cidade com o objetivo de promover o treinamento e aperfeiçoamento para o enfrentamento e prevenção de situações de risco, urgência e emergência. Durante o evento, realizado ontem (02), estiveram presentes  o prefeito Marcelo Rangel, acompanhado da secretária de Saúde (SMS), Ângela Pompeu, do secretário de Indústria, Comércio e  Qualificação Profissional (SMICQP), Paulo Carbonare, e do Coordenador da Defesa Civil de Ponta Grossa, Alessandro de Macedo.
Na oportunidade, Rangel salientou a importância do trabalho conjunto entre as instituições. “É muito importante essa iniciativa, pois ela contribui para o fortalecimento da segurança e da resiliência da nossa cidade. Além disso, proporcionar o treinamento necessário para atuação em situações de risco nas empresas acaba sendo um diferencial para os empresários que procuram a nossa cidade para se instalar. Sem sombra de  dúvida, buscaremos apoiar, através da nossa Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional e outras secretarias afins, as medidas que contribuam para o fortalecimento dessa ferramenta tão importante para o nosso município”, declara Rangel.
No decorrer do evento, a Defesa Civil de Ponta Grossa auxiliou as equipes  de funcionários das 22 empresas participantes do PAM no treinamento voltado a Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) e a utilização de desfibrilador no atendimento à vítimas. Sobre a capacitação, o coordenador da Defesa Civil de Ponta Grossa, Alessandro de Macedo, ressaltou a integração e a importância do treinamento constante promovido entre as instituições. “O atendimento em situações de risco deve ser empreendido de forma rápida e precisa. E, para que isso seja possível, o preparo é fundamental. Com as atividades do PAM, além de capacitarmos os funcionários das empresas para o enfrentamento das situações de risco, nós também difundimos a cultura da prevenção , da análise dos riscos e da correção dos problemas antes mesmo de eles acontecerem”, conclui Macedo.