Praça do Pôr do Sol terá evento de música eletrônica neste domingo

Por: Luana Caroline Nascimento

O próximo domingo, dia 5, terá um pôr do sol diferente em Ponta Grossa. A partir das 17h, a Praça do Pôr do Sol (na Rua Visconde de Nácar, atrás do Premium Vila Velha Hotel), recebe a primeira edição do Sunset Sundays, que unirá este belo momento do dia com as batidas da música eletrônica. Realizado pela Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Cultura, com parceria da startup Amplifique.me, o evento será aberto ao público.
     A estreia do projeto, nesta edição experimental, ficará por conta do DJ Motioncue - nome artístico de Robson Jean. Ele passa em frente à Praça do Pôr do Sol todo dia. “Um dia decidi ir com uns amigos lá para conhecer, porque achamos muito legal como ela tinha ficado e a proposta sustentável que ela trazia”, relata. O encantamento pela paisagem foi à primeira vista e, depois que voltou pra casa, Robson ficou com a imagem na cabeça. Com influência de eventos que acontecem em outras cidades que unem o pôr do sol com a música eletrônica, Robson decidiu propor este evento para a Fundação Municipal de Cultura. “A ideia é divulgar a música eletrônica na cidade, e nada melhor que o horário do pôr-do-sol em uma praça. O público que estiver por lá vai poder sentir que a música eletrônica traz sensações únicas”, afirma.
     “Assim que ele nos procurou, achamos a ideia fantástica e fechamos a parceria na hora. É muito bom quando representantes da sociedade civil se mostram engajados no desenvolvimento cultural da cidade”, afirma o diretor do Departamento de Cultura da Fundação Municipal de Cultura, Eduardo Godoy. Segundo ele, a Praça do Pôr do Sol, construída pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos, “é mais um espaço de sociabilidade inaugurado pela Prefeitura que está recebendo incentivos para sua ocupação pela comunidade, nas áreas do esporte, do lazer e da cultura”. O projeto Sunset Sundays ainda é um piloto, mas já tem previsão de uma agenda continua reunindo também outros DJs.

Praça do Pôr do Sol
     Inicialmente um local utilizado como depósito de entulhos, a Praça do Pôr do Sol foi construída pela Prefeitura de Ponta Grossa tendo como base a sustentabilidade. Cerca de 90% do espaço foi montado com materiais reaproveitados de outros locais, como árvores que caíram em lugares distintos através de desastres naturais e pneus retirados de arroios, por exemplo - a estimativa é de que ao menos R$ 250 mil foram economizados.
     Entre a estrutura estão mirantes, parque infantil, academia ao ar livre, quadra de vôlei de areia, pergolados decorativos, quiosque de madeira, bancos, lixeiras feitas com pneus, pista de bicicross infantil, pista de caminhada e estacionamento. Outra inovação do local é a oferta de um ‘chimarródromo’, construído em madeira. A inauguração foi feita em maio deste ano e a praça vem sendo utilizada diariamente pelas famílias ponta-grossenses.
     Além da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, também participaram da execução das obras a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com plantio de flores e árvores, a Afepon, com a instalação da iluminação, e a AMTT, com a sinalização de trânsito.