HTPC: Rede Municipal realiza trabalho pedagógico para reiniciar as aulas

Rodrigo K.
Fotos: Vanderson Padilha

Todas as escolas reuniram-se para a Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC), para avaliar a atuação de cada unidade e aprimorar o aprendizado dos alunos

Os professores da Rede Municipal de Ensino de Ponta Grossa retornaram ao trabalho nesta terça-feira (31/07) para finalizar a preparação do segundo semestre letivo das escolas. Todos os profissionais participaram, em suas respectivas unidades, da Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC), formação permanente realizada pela Secretaria Municipal de Educação (SME) junto aos professores. Todos os 31 mil alunos do município retornam às aulas nesta quarta, dia 1º.

Para a secretária de Educação de Ponta Grossa, professora Esméria de Lourdes Saveli, o momento é de refletir o aprendizado em benefício dos alunos. “Neste momento toda a rede realiza a programação para o segundo semestre letivo, analisa os dados referentes ao primeiro semestre e estabelece metas para melhorar o aprendizado dos alunos no restante do ano. É um trabalho que organiza a escola, pensando na atuação e na responsabilidade do professor, olhando sempre para a criança”, comenta a professora Esméria.

Neste HTPC, o terceiro realizado no ano, estão sendo trabalhados os temas relacionados à Língua Portuguesa, com foco no processo de alfabetização, conta a assessora pedagógica Elisângela Chlebovski Martins. “Estamos tratando a respeito da Língua Portuguesa dentro do Contexto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Dentro dela, nossa ênfase é no trabalho do professor alfabetizador. Ele precisa estar sempre ligado em sua formação, porque seu conhecimento vai proporcionar que ele entenda as especificidades de cada criança, como elaS aprendeM e como se formaM nesse processo de escrita”, comenta a assessora pedagógica da SME.

HTPC: Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo
Dentro do HTPC são trabalhados temas pertinentes a toda a Rede Municipal de Educação. O encontro desta terça foi o terceiro do ano. Neste trabalho, é realizado o alinhamento da gestão da SME junto ao grupo de assessoras pedagógicas, que atendem diretamente as escolas. Este conhecimento é então compartilhado com as coordenadoras pedagógicas de cada unidade de ensino, para então ser multiplicado junto a todos os professores e colocado em prática. Entre os temas trabalhados estão o planejamento das escolas, conforme as orientações da Rede de ensino, pensando o trabalho em sala de aula, além das diretrizes da BNCC em cada uma das áreas – destacando sempre o compromisso do professor para o aprendizado dos alunos.