AMAMENTAÇÃO: Banco de Leite Humano realiza atividade sobre aleitamento materno

por Rafisa Ramos

Em comemoração à Semana Mundial de Aleitamento Materno, amanhã (1) e segunda-feira (6) de agosto, com o apoio do Ambulatório de Risco do Recém-Nascido, o Banco de leite Humano realizará atividades sobre promoção do aleitamento materno. As ações acontecerão das 14h às 16h, os profissionais irão abordar as mães que comparecerem para atendimento. Serão feitas palestras, demonstrações das técnicas de aleitamento materno, exposição de banners/cartazes e entrega de folders. O tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno nesse ano é “Amamentação Alicerce da Vida”, que destaca a importância vital da amamentação no presente e no futuro das crianças.
No Hospital Municipal da Criança Prefeito João Vargas de Oliveira é realizado um trabalho constante na promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. "Além da dedicação de toda a equipe, o hospital mantém o Banco de Leite Humano que conta com profissionais especializados para atender as mães e recém-nascidos com dificuldades na amamentação", destaca a coordenadora do Banco de Leite Humano, Ana De Bastiani.
O Banco de Leite Humano atende de segunda e sexta-feira no horário das 8h às 14h.
As mães que tiverem dificuldades para ir até o Banco de Leite podem entrar em contato pelo telefone 3026-9403, a equipe vai até a residência para buscar o leite coletado. “Elas só precisam tomar certos cuidados durante a retirada, como usar uma touca, higienizar o material a ser usado, armazenar o leite em um frasco esterilizado e, após a coleta, guardá-lo no congelador”, alerta Ana. Uma vez por semana, uma equipe do Banco passa na casa de cada doadora para levar o leite para a central. As mães que se sentirem inseguras ou não souberem como proceder podem solicitar ajuda ao Banco, que envia uma enfermeira para auxiliá-la. “Ela irá ensinar a melhor maneira para coletar o leite e também fazer a higienização e o armazenamento. Além de orientar sobre a coleta, a equipe do Banco repassa informações sobre a saúde da mulher e do filho”, finaliza Ana.
A média mensal de leite materno doado em Ponta Grossa é de aproximadamente 100 litros. Este leite ajuda a salvar a vida de muitos bebês prematuros com poucas chances de sobrevivência. Além disso, a doação do leite evita desconfortos para a mãe, pois o excesso além da dor pode causar a inflamação da glândula mamária.