Exposição de fotos sobre projeto intergeracional é destaque na Estação Arte

Entre os dias 02 e 17 de agosto, a Estação Arte recebe a exposição ‘Interidades – Retratos’, que mostra, por meio de belas fotografias, fases de um projeto de musicalização com um grupo de idosos e crianças em Carambeí. As atividades, coordenadas por Zek Ramos, foram desenvolvidas em 2014 e acompanhadas pelos fotógrafos Fayson Merege, Marcelo Pereira Leite, Nicoly França, Phellip Willian, Rogerio Junior e Wendy de Boer.
     Segundo Zek, “os encontros proporcionaram dinâmicas e exercícios para a interação, o trabalho em equipe, o afeto e desenvolveu a sensibilidade ao ritmo, à percepção auditiva, coordenação, memória e respeito”. O projeto foi registrado pelos seis fotógrafos em diferentes etapas, sendo que alguns destes profissionais, na época, ainda eram iniciantes na fotografia. “É interessante perceber nossa evolução e os caminhos que percorremos daquela época até hoje. Traz uma sensação de nostalgia, mas, sobretudo, de orgulho”, aponta Fayson Merege. A youtuber e jornalista Nicoly França lembra que “foi uma experiência incrível estar em contato com pessoas tão experientes e talentosas. Foi um trabalho gratificante”.
     O projeto ‘Interidades’ serviu como objeto de pesquisa para Renata Filipak, doutoranda em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e professora do ensino médio técnico e ensino superior do Instituto Federal de São Paulo - Campus Sertãozinho. “A música como ferramenta de trabalho social transpõe as barreiras do tempo e se faz presente e eficiente na aprendizagem em grupo, despertando, além das funções cognitivas, a solidariedade, a interação e o reconhecimento sócio emocional de forma veementemente significativa”, destaca.
     As fotografias ficarão expostas na Estação Arte - Galeria Matteo Domenico Digiovanni até o dia 17 de agosto. A unidade cultural funciona na Rua Benjamin Constant, 404 (esquina do Terminal Central, antigo Mercado da Família), e abre de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 12h às 17h. A entrada é gratuita. A exposição tem o apoio da Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Cultura, além do Studio Fabiola Capri. A realização é da plataforma de redes sociais Diálogos Culturais.