Funcionários da FASPG participam de oficina de compras do SEBRAE

Durante os meses de junho e julho os servidores da Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa  (FASPG) participaram do curso de “Planejamento de Compras Públicas Municipais”.
Desenvolvido pelo SEBRAE/PR, o curso teve o objetivo de contribuir na área de planejamento focado no processo de compras e sua operacionalidade, e através de atividades dialogadas, atividades em grupos de leitura, análise, diagnóstico, apresentação em plenário mostrar a importância do planejamento de compras como mecanismo de políticas públicas municipais.
O planejamento inclui as etapas para determinação de: que, quanto e quando comprar, além do estudo dos fornecedores e verificação de sua capacidade técnica. Envolve ainda a seleção do fornecedor por meio de disputa, conclusão da compra, acompanhamento, encerramento do processo, recebimento do material e controle de qualidade e quantidade.
"Além de proporcionar conhecimento aos servidores, as oficinas mostraram a necessidade de incorporar na prática os procedimentos de  aplicação da Lei 123/2006. O planejamento das aquisições de materiais e contratações de serviços é o marco inicial para realização de uma gestão efetiva dos recursos públicos, na qual a qualidade deste planejamento indicará a obtenção de uma boa ou má execução", destaca a presidente da FASPG, Simone Kaminski.