Ponta Grossa terá nova pista de laço e sediará Rodeio Crioulo

Por Ana Bitencourt Maravieski

Os anúncios foram realizados na presença de autoridades e da comunidade em geral

Na última sexta-feira (6) a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), anunciou um investimento de mais de R$ 1 milhão para a construção de uma pista de laço no Centro Agropecuário Municipal Ayrton Berger, onde houve a assinatura do protocolo de intenções. No evento também foi divulgada a data oficial do Rodeio Crioulo 2018 aos representantes dos Centros de Tradições Gaúchas (CTG) de Ponta Grossa.

“Não tenho dúvidas em relação à necessidade e importância desse investimento para os apaixonados por cavalos. Ponta Grossa estará em um novo patamar, o benefício direto será para cerca de 25 mil pessoas que são vinculadas aos CTGs em nosso município, que utilizarão a pista para treinamentos, competições e para preservar uma cultura tradicionalista tão rica na nossa região. Além de que voltaremos a sediar um rodeio ainda neste ano na cidade”, comentou o prefeito, Marcelo Rangel, durante a solenidade.

A pista de laço está em fase de licitação, como explica o secretário da SMAPA, Ivonei Afonso Vieira. “Tudo começou com uma conversa com os representantes dos CTGs de Ponta Grossa e agora isso está se tornando realidade. Me emociono quando começo a falar sobre isso, o meu desejo é que a pista sirva para unir os munícipes, já que poderemos reunir em um só local o tradicionalismo gaúcho tão presente em nossa região”, explicou Vieira. A verba federal de R$ 1,380 milhão foi destinada através de emenda parlamentar.

Para a vice-prefeita Elizabeth Schmidt o anúncio é um sonho. “Enquanto eu ouvia os discursos dos presentes, pude compartilhar da mesma emoção. Sou sócia do CTG Vila Velha e apaixonada por cavalos, sempre participei da vida campeira. Posso dizer que estamos no ápice do nosso sonho e ele está sendo concretizado”, relatou Elizabeth em relação ao investimento.

O Secretário de Governo, Maurício Silva, também proferiu algumas palavras durante o evento. “Desde pequeno eu acompanhava os rodeios na nossa cidade e isso sempre me chamou a atenção, pela união das famílias. Isso fez com que eu pensasse que precisávamos ajudar esse povo. Nós somos parceiros nessa empreitada e precisaremos que haja união dos CTGs”, finalizou Silva.

Rodeio Crioulo 2018

O anúncio foi realizado pelo Ivo Bremm, 1º posteiro do CTG Vila Velha. “Ponta Grossa sediará o evento entre 21 e 23 de setembro. Os desejos que tivemos há muito tempo vem sendo realizados. Já temos duas atrações confirmadas, Tibúrcio da Estância e Crioulo Batista. A nossa expectativa é que o Paraná todo venha nos visitar”, adiantou Bremm.

No evento também estiveram presentes os vereadores Florenal e Mingo Menezes, representando o legislativo municipal; os secretários: Claudio Grokoviski (da Fazenda), Roberto Pelissari (presidente da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte), Fernando Durante (presidente da Fundação Municipal de Cultura), Danielle Schlumberger (presidente da Afepon) e Marco Macedo (presidente da Fundação Municipal de Esportes). Além de integrantes da Polícia Militar de Ponta Grossa, do Clube Hípico de Ponta Grossa, do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Parané (MTG), de alguns CTGs da cidade e comunidade em geral.