PRIMEIRO SEMESTRE: Aeroporto Sant’Ana movimentou mais de 20 mil passageiros neste ano

Por Millena Sartori
 
No ano passado essa marca só foi alcançada no mês de agosto
 
A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional divulgou hoje (5) o balanço do Aeroporto Municipal Comandante Antonio Amilton Beraldo (PGZ) referente ao mês de junho. Considerando o fechamento do semestre, a alta na movimentação de aeronaves foi de 138%, chegando a quase 7 mil pousos e decolagens; já o total de passageiros foi de quase 20,1 mil, número 47% maior do que o do mesmo período do ano passado – e alcançado, em 2017, apenas no mês de agosto.

Os números consideram todos os voos operados no Aeroporto Sant’Ana: do aeroclube, executivos, comerciais (através da Azul Linhas Aéreas) e serviços aeromédico e comercial. O superintendente do PGZ, Victor Hugo de Oliveira, lembra que a partir de agosto a pista do aeródromo passará por melhorias. “Ela será reforçada, receberá um recape asfáltico e em breve passará de 1.430 metros de extensão para 1.830. Isso possibilitará o pouso de aeronaves maiores, e criará a chance de que outras empresas possam se instalar em Ponta Grossa e ofertar viagens para outras cidades além de Campinas”, aponta Oliveira.
 
Outra novidade é que, por possuir a Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA), o aeroporto teve a confirmação da alteração de seu indicativo de localidade, passando de SSZW para SBPG na Organização da Aviação Civil Internacional (OACI/ICAO) - o que, na prática, comunica os pilotos da existência da EPTA.