Ponta Grossa garante vagas do futebol e bolão na Regional dos 61º JAPs

Por Danilo Kravchychyn
Encerrada a primeira etapa da Fase Regional dos Campos Gerais dos 61º Jogos Abertos do Paraná (JAPs), as equipes de Ponta Grossa garantiram os títulos no futebol e bolão masculino, assegurando presença nas finais da Divisão B, que acontecerão entre os dias 17 e 23 de agosto, na cidade de Coronel Vivida. A bocha masculina foi vice-campeã, resultado insuficiente para seguir na competição.
Com amplas possibilidades de brigar pelo ouro o futsal masculino e voleibol feminino de Ponta Grossa seguem invictos para as rodadas decisivas, assim como o vôlei masculino, que inicia a sua participação na próxima sexta-feira em Tibagi.
Futebol
O torneio de futebol foi desenvolvido no Estádio Municipal Homero de Melo, em Tibagi, com os ponta-grossenses conquistando vitórias diante de Tibagi (5x2), Castro (3x1) e Carambeí (5x1). “A meta é repetir o feito de 2011, quando fomos campeões dos JAPs”, destaca o técnico Cristiano Gonzaga da Cruz, enaltecendo o valor da equipe, que tem como base o Operário Ferroviário, e se impôs diante de todos os adversários da Regional.
Bolão
A vaga do bolão masculino foi disputada no confronto direto entre Ponta Grossa e Prudentópolis em melhor-de-três “caminhadas”, com vitória ponta-grossense, por 4212x 4145. Jogando em casa, no Clube Princesa dos Campos (Verde), a equipe do técnico Aldo Bueno de Camargo sempre esteve em vantagem no placar, conseguindo parciais de 1397x1373, 1401x1390 e 1414x1332.
Bocha
Faltou pouco para a bocha masculina princesina passar pela Regional. Jogando na Sociedade Santa Cecília, em Uvaranas, Ponta Grossa venceu Telêmaco Borba (3x0) e Ipiranga (3x0), mas perdeu para Reserva (1x2), resultado que garantiu ao time visitante a vaga para a Divisão B.
Futsal
O futsal masculino de Ponta Grossa volta aos JAPs depois de uma temporada ausente. Na Regional a equipe do técnico China Malaquias começou bem, passando invicta pela fase classificatória, vencendo Imbaú, por 8x3, e Prudentópolis, por 3x2. Nas quartas-de-finais Ponta Grossa pega Ipiranga na sexta-feira (22), às 19h15. Os demais confrontos são: Teixeira Soares x Imbaú; Telêmaco Borba x Carambeí; e Imbituva x Tibagi.
Voleibol
Precisando vencer Telêmaco Borba e Carambeí nas rodadas decisivas do voleibol feminino, Ponta Grossa tem uma mão na taça depois de superar Tibagi, por 2x0, com parciais de 25/16 e 25/10, e Imbituva, por 2x0, com parciais de 25/18 e 25/22.
A equipe de Carlos Augusto Godói Cutrim é a única invicta no torneio. “Estamos trabalhando duro para buscar jogo a jogo o nosso objetivo, que é retornar à elite dos JAPs”, destaca o técnico, evitando a pecha de favorito.
Já o voleibol masculino ponta-grossense fará a sua estreia na Regional somente no dia 22. Sob o comando de Fábio Sampaio o atual campeão paranaense vai enfrentar Carambeí, Tibagi e Ibaiti.
Fundesp
O trabalho de coordenação das seleções ponta-grossenses está a cargo da Fundação Municipal de Esportes (Fundesp).
A escala da Regional dos Campos Gerais pode ser acessada neste endereço eletrônico: http://www.jogosabertos.pr.gov.br/modules/fase_final/uploads/2018_japs_d....