SEGURANÇA ALIMENTAR: Prefeitura recebe representantes do Conselho Regional de Nutrição

Por Rodrigo K.
Fotos: Vanderson Padilha

Membros do Conselho ressaltaram o papel do nutricionista para a segurança alimentar e conheceram mais detalhes sobre a atenção nutricional e de abastecimento da cidade de Ponta Grossa

Integrantes do Conselho Regional de Nutricionistas da 8ª Região, que representam os profissionais paranaenses, foram recebidos na Prefeitura Municipal de Ponta Grossa nesta quinta-feira (07) por secretários municipais e funcionários da área nutricional e de abastecimento da cidade. A intenção do CRN-8 é destacar a relevância social dos profissionais da Nutrição e demonstrar oportunidades para ampliar ações na área de segurança alimentar e nutricional.

O encontro fez parte da programação do CRN Itinerante, ação do Conselho que visa valorizar o setor, descentralizando ações e aproximando a categoria. Os conselheiros conheceram melhor os programas relacionados à segurança alimentar e nutricional da administração, sugerindo parcerias para aprimoramentos que possam beneficiar a população. Eles destacaram a importância dos pequenos produtores de alimentos, alguns dos responsáveis pelo abastecimento diário das cidades – e que mostraram sua importância durante a greve que paralisou os caminhoneiros.

Além dos representantes do Conselho, participaram do encontro representantes das pastas de Saúde, Educação, Serviço Social, Agricultura e Abastecimento e dos programas de Alimentação Escolar, Feira Verde, Restaurante Popular e Mercado da Família. Durante a troca de ideias e experiências, os profissionais destacaram oportunidades para fomentar novas possibilidades de articulação entre as políticas públicas já realizadas pelo Município, tendo em vista aprimorar a produção de alimentos, difundir conhecimentos a respeito da sua qualidade e ampliar ainda mais a segurança alimentar e nutricional da população.

Deise Regina Baptista, vice-presidente do CRN-8, viu a reunião como “muito produtiva”. “Saímos contentes, porque vemos que estamos falando na mesma linguagem, na promoção da saúde e prevenção de doenças crônicas por meio da alimentação saudável, da importância em manter o trabalho da agricultura familiar, no campo, com sua produção e distribuição até o consumo pela população. Ficamos felizes em conhecer os progamas Feira Verde, a alimentação escolar e educação nutricional no currículo, ouvir sobre as demais experiências. Penso que os setores podem conversar para que os programas que já existem ganhem força e possam ser cada vez mais ampliados”, resume a nutricionista.

A secretária de Saúde, Ângela Pompeu, destacou a abertura do Município para agregar novas ideias e a relevância do debate. “Foi de extrema importância, especialmente porque articulamos várias secretarias para participar do encontro. Discutimos algo comum a todos nós, que é o bem-estar da população ponta-grossense. Além disso, o Conselho trouxe um feedback importante. Viu também que o Município está mais avançado do que o que eles imaginavam”, comentou.

Presentes

Participaram do encontro o chefe de Gabinete Alessandro Lozza de Moraes, a secretária de Saúde, Ângela Pompeu, o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ivonei Afonso Vieira, além de Eldo Lauro Berger – diretor do Departamento de Assistência à Agricultura e Pecuária; Izidório Antônio Campos – diretor do Programa Feira Verde; Emerson Silveira – diretor do Mercado da Família; Fernanda Caroline Fonseca – nutricionista do Restaurante Popular; Milena Carla Silva Pelissari – nutricionista da Secretaria de Saúde e as nutricionistas Aline Gibeluka e Elaine Fernandes Pupo, da Secretaria de Educação. Representaram o Conselho Regional de Nutricionistas a sua vice-presidente, Deise Baptista e o conselheiro do CRN-8, Alessandro Wosniak, além da assessora institucional Mariana Moreira da Silvana e a coordenadora de fiscalização, Julisse Klemtz Wagner.