Prefeitura promove primeira reunião do grupo de trabalho “40”

Por Millena Sartori

Empresas reconhecidas na premiação municipal se reuniram para debate

Na tarde desta terça-feira (27) foi realizado o primeiro “Meeting ‘40+’”, evento que reuniu representantes da Prefeitura Municipal e as maiores empresas de Ponta Grossa, certificadas na premiação “40+” - promovida no final do ano passado pela gestão municipal para reconhecer as maiores organizações dos ramos de indústria, comércio e serviços e as que mais investiram nas áreas de esportes, turismo, cultura, meio ambiente e assistência social em 2017.

O encontro iniciou com uma prestação de contas feita pelo prefeito Marcelo Rangel, que apresentou dados e ações executadas desde o início da sua gestão, em 2013. Foram abordados os avanços nas áreas de saúde, educação, infraestrutura economia, esporte, cultura, entre outros. Também foram apresentados alguns projetos que estão em andamento, como a revitalização do Quadrilátero Histórico, a criação do Centro de Inovação e o Parque de Olarias - que teve hoje o edital de licitação para as obras de paisagismo e arruamento divulgado.

Rangel também destacou projetos que já estão previstos, como a construção de um novo Restaurante Popular em Uvaranas e a revitalização da rua do Rosário e da avenida Carlos Cavalcanti, por exemplo. “Também é necessário destacar dados que nos orgulham. O crescimento de 69% na arrecadação de ICMS nos últimos cinco anos é um feito a se comemorar, já que implica em mais dinheiro rodando na nossa economia”, exemplificou o prefeito.

Após a apresentação de toda a prestação de contas foi iniciado o debate, que foi pautado pelos seguintes assuntos: criação do Conselho de Desenvolvimento, Plano Diretor, segurança pública, trânsito e Aeroporto Sant’Ana.

Na ocasião, o diretor regional da Rede Massa, Fábio Góes, destacou o otimismo em relação à cidade. “Estou na cidade há pouco tempo, mas percebo que todos esses avanços citados são visíveis. Essa gestão é inovadora”, apontou Góes. Já Zeno Trierweiler Filho, da Buturi Transportes, garantiu a sua presença nos próximos meetings. “Assim como eu, acredito que todos estão satisfeitos com esse encontro. Receba os nossos parabéns”, afirmou o empresário. Os representantes das empresas participantes também comentaram o uso que têm feito do Aeroporto Sant’Ana, além de outras características da cidade, como o entroncamento rodoferroviário e o crescimento econômico.

O secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Paulo Carbonare, avalia como positivo o primeiro encontro, que reuniu cerca de quarenta pessoas. “Fazer a cidade crescer é interesse de todos, e reunir as empresas com maior participação no PIB para discutir os principais aspectos do município é promover democracia no desenvolvimento”, aponta Carbonare.

Continuidade
O encontro foi promovido pela Secretaria de Governo, através da Assessoria de Comunicação. A diretora do departamento, Nadja Marques, afirma que a intenção é promover quatro encontros anuais. “Em dezembro outra edição da premiação será realizada, com a atualização das maiores geradoras de valor adicionado do último exercício. Assim, no próximo ano, outras empresas poderão participar dos debates, dando continuidade ao projeto”, finaliza Nadja.