Indústria chinesa prospecta investimento em Ponta Grossa

Por Millena Sartori

Em reunião, o prefeito recebeu um convite oficial para conhecer a matriz da empresa

Na manhã desta quarta-feira (7) foi realizada uma reunião entre a Prefeitura Municipal e representantes da Pingle, indústria chinesa que produz máquinas para moinhos de trigo e que está prospectando a abertura de uma nova unidade no Brasil. Entre as opções de cidades a receber o investimento está Ponta Grossa, e a visita técnica entre a equipe chinesa e a municipal foi feita para discutir os modelos de trabalho e estruturas, tanto da empresa quanto da cidade.

Segundo Bai BingQiang, gerente de marketing da Pingle, a intenção é abrir uma nova oficina de montagem no país, que deverá distribuir produtos para toda a América. “Iremos investir gradualmente, iniciando com uma base técnica comercial, estrutura para estocagem, oficina... Gostamos muito de Ponta Grossa e o agronegócio da região nos chamou a atenção”, afirmou BingQuiang, destacando a cidade como uma das preferidas para o investimento.

O prefeito Marcelo Rangel ressaltou a infraestrutura como um diferencial competitivo na atração de empresas. “Nosso Distrito Industrial é o maior do interior do estado, possuímos uma logística privilegiada pela nossa localização, dispomos de universidades de qualidade que oferecem mão de obra qualificada e ainda temos o aeroporto como um vetor de desenvolvimento, que facilita o deslocamento”, exemplificou Rangel para os representantes da empresa.

Os totais do investimento monetário e da geração de empregos ainda não foram definidos, mas segundo os representantes da empresa nas próximas semanas os números devem ser divulgados. Em contato prévio com o coordenador municipal de Desenvolvimento Industrial, Comercial e Tecnológico, Adilson Strack, a legislação ponta-grossense já foi repassada aos investidores, que também receberam o mídia kit de Ponta Grossa e devem analisar a cidade como possível sede da unidade.

Na oportunidade, o secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Paulo Carbonare, afirmou que a gestão municipal se coloca à disposição para o auxílio da possível instalação da unidade. “Nos últimos anos recebemos grandes investimentos e vocês são muito bem-vindos para integrar o nosso setor industrial”, contou Carbonare.

Durante a reunião o prefeito e a vice-prefeita Elizabeth Schmidt presentearam a equipe com uma bandeira do Município, e também receberam das mãos da gerente de marketing Zao Muceng Mona a bandeira da China, além de um convite oficial para uma visita à matriz da indústria oriental de máquinas moageiras.

Também participaram da visita Luiz Marcos Valentim, agente da Pingle no Brasil, Wenbo Lui, engenheiro de instalação, e Zhang Wei, chefe de engenharia de moagem. Além do prefeito, vice-prefeita, secretário de Indústria e coordenador de Desenvolvimento Industrial, o chefe do gabinete do prefeito, Alessandro Lozza Moraes, a diretora de gabinete da vice-prefeita, Adriana Beraldo, e o tradutor Murilo também recepcionaram a equipe.