URGÊNCIA: Paciente emergencial é trazido a PG através do Batalhão de Operações Aéreas

por Rafisa Ramos

Na manhã desta segunda-feira (26) o Batalhão da Policia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) realizou um atendimento emergencial, trazendo um paciente cardiopata de Irati para a Santa Casa de Misericórdia, em Ponta Grossa. O pouso do helicóptero foi realizado no campo do Clube Guarani, onde uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) já aguardava para fazer o transporte do paciente.
“Serviço de grande importância não apenas para Ponta Grossa, mas para todo o Paraná, onde pacientes com casos de urgência ou emergência são removidos e transportados rapidamente para outras cidades, podendo receber o atendimento indicado com um curto espaço de tempo”, destaca o secretário adjuntos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Luiz Antônio Delgobo.
A inauguração da estrutura do BPMOA está prevista para o mês de março. A SMS, juntamente com as Secretarias Estaduais de Segurança Pública (SESP) e de Saúde (SESA) assinaram um termo de cooperação técnica para sediar o BPMOA na região, onde acontecerá o atendimento aero médico no Estado do Paraná. Terão aproximadamente seis pessoas para os atendimentos, entre piloto, copiloto, médicos e enfermeiros. O custo mensal da aeronave é de responsabilidade da SESA, que também repassará suporte financeiro de aproximadamente R$ 70 mil após início das atividades.
As obras iniciadas em janeiro de 2018 estão em fase de acabamento no aeroporto Sant’Ana. Algumas secretarias municipais foram envolvidas, entre elas a de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional (SMICQP), Serviços Públicos (SMSP) e a Companhia Pontagrossense de Serviços (CPS). Foi necessário readequar o espaço interno para alojamentos, confecções de divisórias para a equipe administrativa e serviço operacional, adaptação do hangar, asfalto para pouso da aeronave.
O secretário da SMICQP, Paulo Carbonare, destaca que o BPMOA é mais um serviço que vem para Ponta Grossa que valoriza e mostra a importância do aeroporto municipal. “Reinauguramos o aeroporto Sant’Ana há pouco mais de um ano e meio, e nesse tempo já conquistamos diversos benefícios para a população. Além de aviação comercial e executiva, já estávamos recebendo aeronaves médicas, e o Batalhão vem para reafirmar o avanço que traz um aeroporto na nossa cidade”, aponta Carbonare.