AMTT: Ponta Grossa disponibilizará Estar Digital em março

por Josué Teixeira

Nova modalidade deve agilizar o serviço oferecido à população e contribuir para uma melhor gestão e fiscalização do sistema no município

Os cidadãos de Ponta Grossa passarão a contar, a partir de março, com uma nova modalidade para a utilização do Estacionamento Regulamentado (EstaR). O Estar Digital,  iniciativa pioneira da Prefeitura de Ponta Grossa e da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), foi anunciada durante cerimônia de assinatura de contrato com a empresa RDF, vencedora do processo licitatório para a implantação do serviço na cidade.  A previsão é de que os trabalhos relacionados ao treinamento de pessoal e ajustes do sistema iniciem já na próxima semana junto à equipe da AMTT.
“Nossa expectativa é que iniciemos os contatos para o estabelecimento de um cronograma voltado para resolução das demandas dos setores da AMTT relacionadas à utilização do aplicativo. Com a conclusão desses ajustes, acreditamos que o aplicativo possa ser plenamente utilizado pelos cidadãos ainda durante o mês de março”, explica o representante da empresa RDF, Antônio Carlos Sá.
Segundo o presidente da AMTT. Roberto Pellissari, disponibilização do sistema aos motoristas é resultado de um trabalho intenso desenvolvido pela Autarquia para promover melhorias no sistema viário da cidade. “O Estar Digital faz parte das iniciativas estudadas pela AMTT para adequar o trânsito e o transporte à realidade da nossa malha viária, que já possui contornos bem definidos, principalmente, na região do centro. Por isso, nosso maior desafio é sempre encontrar ações que sejam viáveis sem a necessidade de grandes intervenções. O Estar Digital vêm ao encontro disso, possibilitando uma gestão e fiscalização muito mais eficientes dos estacionamentos , além de oferecer um serviço muito mais completo para os munícipes”, declara Pellissari.
Durante o evento, o prefeito Marcelo Rangel salientou a trabalho inovador do município para trazer soluções aos cidadãos. “O EstaR Digital é uma grande inovação para o município e deve trazer inúmeros benefícios para todos. A possibilidade de investir em tecnologia e a transparência é uma constante da Prefeitura de Ponta Grossa e acredito que esse sistema contribuirá para um serviço cada vez mais ágil e eficiente para o trânsito da nossa cidade”, finaliza Rangel.

Estar Digital

O sistema consiste na compra de créditos para utilização do Estacionamento Regulamento (EstaR) através da internet e de smartphones. Após a aquisição de créditos, o usuário pode selecionar o tempo de permanência na quadra, respeitando o limite de 2 horas, como acontece hoje. Nos casos em que seja verificado a proximidade de expiração tempo, o motorista recebe um aviso e, caso não regularize a situação, ele recebe a notificação do agente pelo próprio sistema. Além dessa função, o aplicativo também indica quantas vagas estão disponíveis para estacionamento em determinadas regiões e oferece a possibilidade de descobrir a localização do agente no trecho de quadra para eventuais consultas.