COMPARATIVO ANUAL: Agência do Trabalhador aumenta colocação no mercado de trabalho em 56%

Por Millena Sartori

Em comparação a 2016, neste ano 1.256 trabalhadores a mais conseguiram um emprego através da intermediação do órgão

Nesta quarta-feira (20) a Agência do Trabalhador, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, divulgou o balanço dos atendimentos realizados em 2017.  Foram 3.486 trabalhadores colocados no mercado de trabalho através da mediação oferecida pela Agência – 1.256 a mais do que o total de 2016, número que representa um crescimento de 56%.

No geral, neste ano foram realizados 202 mil atendimentos, 15 mil a mais do que em 2016. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apontam que de todas as admissões feitas em Ponta Grossa em 2017, 13,2% foram intermediadas pela Agência do Trabalhador, contra 7,2% em 2016.

O diretor do órgão, John Elvis Ramalho, afirma que os dados positivos se deram tanto a partir do desenvolvimento econômico da cidade quanto pela dedicação da equipe municipal. “Estamos sempre em busca da captação de vagas, dos retornos dos encaminhamentos e de melhorar os serviços oferecidos. Ficamos felizes em ver que o nosso trabalho está dando resultado”, aponta Ramalho.

Em relação aos pedidos de seguro-desemprego feitos no órgão o total também se mostra positivo: a quantidade caiu em 5%, o que representa que esse também foi o mínimo da queda da taxa de demissões do ano passado para este. O secretário municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Paulo Carbonare, destaca a importância desse percentual no contexto brasileiro.

“Diversos dados apontam que Ponta Grossa está equilibrada em comparação às dificuldades pelas quais municípios de todo o país vêm passando nos últimos anos. E, com os crescentes investimentos nos setores industrial, comercial e de prestação de serviços, esses números tendem a se manter estáveis e ficar cada vez mais positivos”, analisa Carbonare.