SAE VAI AO PARQUE: Projeto inicia atividade ao ar livre com pacientes

Por Rafisa Ramos
 
Na manhã desta sexta-feira (10) a equipe técnica do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) reuniram seus pacientes para um novo projeto, “SAE vai ao parque”, onde são elaboradas práticas de yoga ao ar livre.
Esta atividade tem como objetivo proporcionar aos pacientes melhora na qualidade de vida através das práticas desenvolvidas. “A prática regular aumenta a sensação de bem-estar, combate ao estresse, reduz a pressão arterial e sanguínea, melhora a capacidade respiratória, relaxa músculos, auxilia no controle da ansiedade, depressão e insônia”, destaca a coordenadora do SAE e assistente social, Claudia Maria Hey.
A yoga é reconhecida como prática complementar do Sistema Único de Saúde (SUS), e contribui como uma importante ferramenta para o bem estar do indivíduo. “Podemos dizer que para o público que frequenta o SAE a contribuição é ainda maior, melhorando sua imunidade, auto estima, adesão ao tratamento e suas relações familiares e sociais”, ressalta Claudia.
Considerando o atendimento integral da saúde dos pacientes em seus aspectos biopsicossociais, o SAE elaborou a proposta multiprofissional composta por enfermeira, psicóloga, fisioterapeuta e assistente social complementar o tratamento do Setor de Infectologia do município.
A primeira ação do projeto aconteceu no Parque Ambiental e a próxima está agendada para o dia 15 de dezembro, às 9h, no Parque Monteiro Lobato. O projeto está aberto a comunidade.