Prefeitura busca fortalecer a prática do cicloturismo em Ponta Grossa

Por Mariana Galvão Noronha

Para marcar oficialização do Dia do Ciclismo e Cicloturismo, será realizado o 1º Encontro de Cicloturismo de Ponta Grossa

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Turismo (Fumtur), está trabalhando para fortalecer a prática do ciclismo e cicloturismo no município de Ponta Grossa. Além das ações realizadas durante o 2º Salão de Turismo dos Campos Gerais, a Prefeitura sancionará amanhã (10) a lei que instituiu o Dia do Ciclismo e Cicloturismo, além de promover no sábado (11) o 1º Encontro de Cicloturismo de Ponta Grossa, com roteiro contemplando algumas das belezas naturais da cidade, como Cachoeira do São Jorge e Capela Santa Bárbara.
“Desde o início deste ano estamos buscando caminhos para colocar Ponta Grossa no centro do turismo paranaense e fortalecer este incrível potencial que temos com o cicloturismo, com paisagens belíssimas e muitos atrativos naturais que podem receber roteiros. Oficializar esta data e promover o primeiro encontro com certeza irá atrair ainda mais adeptos para esta prática”, avaliou a vice-prefeita e presidente da Fumtur, Elizabeth Schmidt.
O 1º Encontro de Cicloturismo de Ponta Grossa é um evento gratuito e contará ainda com sorteio de brindes para aqueles que se inscreverem antecipadamente. A saída acontece às 14 horas, com circuito de dificuldade moderada, distância de 35 km, ganho de elevação de 730 metros e tempo total de aproximadamente 3 horas. O ponto de partida será o Premium Vila Velha Hotel, seguindo para a Usina Hidrelétrica do Pitangui, Cachoeira de Santa Bárbara (Cânion do Rio São Jorge), Capela Santa Bárbara e chegada no Pop 70’s Gastrobar.
Para se inscrever, basta acessar o link  https://goo.gl/forms/HnVrhxo60prNXdX32 e preencher as informações solicitadas. O Encontro é realizado pela Prefeitura de Ponta Grossa, através da Fumtur e da Fundação Municipal de Esportes (Fundesp), com organização da Itupava Experiências Outdor e Cavali Pró Eventos, e patrocínio do Premium Vila Velha Hotel, Burgardt, Nutricionista Fernanda Marchezini, Karina Milléo, Cioccolato, Compressores Atlântico Sul e Pop 70’s Gastrobar.

Detalhes do trajeto

Trecho Ponto de Parada 1. Usina de Pitangui (Saindo da Rotatória da UEPG - Campus Uvaranas):
Link da Rota: https://goo.gl/maps/z4GEGWUXDnQ2
- Segue pela R. Valério Ronchi e, a partir da rotatória, atravessando ponte sobre Rio Verde, segue à esquerda na Estrada Municipal - não há pontos para dobrar, somente ir reto, trecho de asfalto e posteriormente de terra.

Trecho Ponto de Parada 2. Capela de Santa Bárbara (Saindo da Usina do Pitangui)
Link da Rota: https://goo.gl/maps/4iGA9PzuvYR2
- Volta pelo mesmo trecho de ida da rota 1 (Estrada Municipal) até a Ponte sobre o Rio Verde. Vira à esquerda na R. Arichernes Carlos Gobbo. Segue sentido Alagados até a entrada para a Cachoeira do São Jorge. Ao chegar na Placa da Cachoeira, utilizar o acesso para o São Jorge (seguindo sempre à esquerda.