Desfile de abertura da 16a München acontece nesta sexta

Em torno de 4,6 mil pessoas devem participar do desfile de abertura da 16a Münchenfest – Festa Nacional do Chopp Escuro, que será realizado nesta sexta-feira (25), às 18 horas, na avenida Vicente Machado. O desfile será aberto pelo prefeito Pedro Wosgrau Filho. O palanque oficial será instalado em frente ao Correio, na esquina com a rua Augusto Ribas. A München acontece de 25 de novembro a 4 de dezembro, no Centro de Eventos Cidade de Ponta Grossa. O governador Roberto Requião já confirmou presença na abertura da festa.Rainha e princesas da München 2004, acompanhadas do Tião Fritz, também estarão no desfile, bem como as candidatas à rainha deste ano. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, responsável pela organização do desfile, estão inscritos 67 blocos, com um número de integrantes que varia de 20 a 480. Conforme o regulamento, os blocos com integrantes de camiseta deverão percorrer o trajeto a pé, sendo que nos veículos abertos serão transportados somente pessoas com traje típico alemão. Para a secretária municipal de Educação, Zélia Marochi, é importante resgatar o caráter de festa familiar da München. Assim, além do desfile, que foi reorganizado em vários aspectos, o próprio evento foi reformulado. Nesta edição da festa, por exemplo, só será comercializado o chopp escuro, como nas primeiras edições.TRÂNSITOEm virtude do desfile, a avenida Vicente Machado terá o tráfego impedido a partir das 17 horas. A concentração dos blocos, que terá início às 17h30, será nas ruas General Carneiro, entre as ruas Deodoro da Fonseca e Vicente Machado, e rua Benjamin Constant, entre as ruas Pe. João Lux e Cel. Cláudio, e prolongamento da Vicente Machado até a frente do terminal. Essas ruas também terão o tráfego impedido a partir das 17 horas. O trajeto do desfile será no sentido contrário à mão de direção da avenida. Policiais militares e guardas municipais estarão orientando os motoristas durante o desfile.