ESPORTE: Ponta Grossa sedia competição de Squash em agosto

por Rafisa Ramos

De 3 a 6 de agosto Ponta Grossa contará com a presença de inúmeros atletas renomados na área do Squash. Isso acontecerá devido ao Ponta Lagoa Internacional Challenger. A competição será de atletas no gênero feminino e masculino amador e profissional, contando também com uma etapa do campeonato juvenil, entre 11 e 17 anos. A competição que inicia na quinta e termina no domingo será aberta para a comunidade com entrada franca no clube.
Os competidores iniciam as disputas a partir das 14h e a premiação será em dinheiro para o ganhador. As inscrições podem ser feitas até amanhã (28), através do telefone (41) 99675-8853, falar com Roni. Para os atletas de fora da cidade serão disponibilizadas vans para transporte do aeroporto até o local de acomodação e também para o local da competição.
A estrutura escolhida para o Ponta Lagoa Internacional Challenger é uma das melhores do Brasil, são seis quadras profissionais. “Todos serão muito bem recebidos, estamos organizando tudo com a melhor estrutura já vista na cidade e região. As quadras que acontecerão as disputas são ótimas, tendo apenas mais duas iguais no Brasil”, comenta o vice diretor paranaense de Squash, Thiago Martins.
No sábado (5), a organização elaborou uma festa para os atletas. A recepção será na inauguração da casa noturna “625 Square” com os Djs Internacionais Popson e Bill. Os atletas ganharão a entrada, mas a festa também será aberta para o público.
A competição foi organizada pela Federação de Squash Paranaense (FSP) e Novo Squash Brasil (NSB), com apoio da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG). Os organizadores esperam lotação máxima de público, chegando a 1000 pessoas nas arquibancadas.

Sobre o esporte

Squash é um esporte praticado com raquetes e com uma pequena bola oca preta de borracha por dois jogadores (ou quatro jogadores para disputa de duplas) em uma quadra fechada por quatro paredes, sendo a traseira de vidro. Quando a bola atinge a parede, ela é esmagada (em inglês, squashed), o que originou o nome do esporte.
O squash desembarcou no Brasil em 1920, trazido por ingleses que vieram procurar ouro em Nova Lima, em Minas Gerais. A primeira quadra de squash no Brasil foi construída onde é hoje o Clube das Quintas, nessa mesma cidade.