Fumtur e grupo de cicloturismo realizam pedal no Parque Vila Velha

Por Mariana Galvão Noronha

Mais de 50 ciclistas devem participar de circuito de aventura em um dos principais pontos turísticos do município

Neste domingo (02), o grupo Lobi Cicloturismo, em parceria com a Fundação Municipal de Turismo (Fumtur), vai promover um novo circuito de cicloturismo, dessa vez em um dos principais pontos turísticos do município: o Parque Estadual de Vila Velha. Este pedal será em nível passeio, permitindo a participação de crianças, com trecho de 25 quilômetros por estradas de asfalto e paralelepípedo. Para participar, basta se inscrever no site da Lobi Cicloturismo e realizar o pagamento da taxa de R$ 25, que já contempla acesso ao Parque.
Os participantes irão se concentrar no estacionamento do Parque de Vila Velha, com saída prevista para às 9h30. A organização desse circuito de aventura conta com a parceria da Fundação Municipal de Turismo, que irá prestar apoio aos participantes durante todo o trajeto. Trata-se de mais uma iniciativa do município para estimular a prática do cicloturismo em Ponta Grossa, que conta diversos pontos turísticos de atrativos naturais e de aventura, ideais para a prática do pedal.
“Este é o segundo evento que promovemos em parceria com a Lobi, porque queremos desponta na prática do cicloturismo em Ponta Grossa e região, atraindo ciclistas de diferentes lugares para conhecer nossos atrativos naturais e culturais. Com a realização de novos circuitos de pedal, podemos nos tornar um polo dessa prática no Paraná”, destacou a vice-prefeita e presidente da Fundação Municipal de Turismo (Fumtur), Elizabeth Schmidt. A organização desse pedal conta com o apoio do Núcleo de Guias de Turismo de Ponta Grossa, da Associação de Moradores da Vila Jamil e do Instituto Ambiental do Paraná (IAP).
Durante todo o trajeto, a Fumtur estará prestando apoio, com a distribuição de água e lanches leves para os participantes, para que estejam em boas condições para completar o trajeto. A Fumtur segue ainda em negociação para que o município sedie o Evento Sul Brasileiro de Cicloturismo, realizado em novembro.

Para este pedal, a organização recomenda como indispensável os seguintes itens:
- Bicicleta revisada.
- Câmara de ar reserva.
- Roupa apropriada para ciclismo.
- Jaqueta corta vento.
- Lanterna e sinalizadores.
- Protetor solar e repelente.
- Luvas.
- Óculos de sol.
- Capacete.
- Vontade de pedalar.

Alimentação e precauções para pedalar:
- Tome seu café da manhã com banana e sem pressa.
- Aqueça antes de começar a pedalada.
- Nunca force nos primeiros quilômetros.
- Beba água antes de sentir sede (muita água).
- Coma algo leve a cada hora.
- Após refeições mais reforçadas, descanse um pouco.
- Aqueça antes de recomeçar a pedalada.
Detalhes sobre a inscrição e o pagamento da taxa no link > http://bit.ly/2sPVkU7