JAPS 2005: Ponta Grossa encerra campanha com título do futsal feminino

Terminou no sábado a quadragésima oitava edição dos Jogos Abertos do Paraná (JAP’s), a maior e mais importante competição poliesportiva do Estado, que durante dez dias mobilizou a comunidade esportiva, reunindo em Francisco Beltrão 5 mil atletas de 79 municípios. A delegação de Ponta Grossa encerrou a sua participação com a conquista da medalha de ouro na Divisão “B”, com goleada de 5x3 sobre a equipe da casa. Na classificação geral, os pontagrossenses ficaram na sexta colocação, somando 240 pontos.Londrina voltou a conquistar o título de campeã geral, depois de um “jejum” de oito anos, com 457 pontos, seguida por Foz do Iguaçu (419), Maringá (409), Cascavel (374) e Campo Mourão (257).Para o secretário Carlos Roberto Ferreira, dos Esportes e Recreação do Município, a participação princesina nos JAP’s ficou dentro da expectativa, levando em conta que o trabalho de estruturação das equipes visou fundamentalmente a utilização de atletas da própria cidade. “A prioridade, neste primeiro ano da gestão do prefeito Pedro Wosgrau Filho, foi garantir um mínimo de condições aos nossos atletas, através de bolsas mensais da Lei de Incentivo ao Esporte. Tivemos dificuldades até para a realização de treinamentos, mas isto deverá ser solucionado em 2006, devido à reforma do Ginásio Oscar Pereira e à recuperação e desinterdição do Ginásio Borell du Vernay. Nossas equipes também encontraram dificuldades na preparação, devido à falta de veículos na frota da Secretaria, que hoje se limita a uma Kombi, e este é um aspecto que se reflete diretamente no desempenho durante os Jogos”, afirma Ferreira.As três equipes pontagrossenses (futsal masculino e basquetebol masculino e feminino) que disputaram a Divisão “A” conseguiram se manter na elite, enquanto o futsal feminino e o voleibol feminino, campeões da Divisão “B”, estarão na elite em 2006. Nas demais modalidades coletivas, Ponta Grossa terá que disputar a Fase Regional, tentando novamente a promoção nos 49º JAP’s, que acontecerão em Maringá.Último diaNo último dia dos 48º JAP’s, Ponta Grossa assegurou, além do ouro no futsal feminino, mais uma medalha de prata, com o vice-campeonato do bolão feminino da Divisão “B”, que caiu diante de Curitiba (1317x1382). No tênis de campo masculino, com a derrota nas duplas para Foz do Iguaçu, os pontagrossenses terminaram na quarta colocação, mesma posição do handebol feminino, derrotado por Arapongas. Já o futsal masculino terminou a campanha em sexto lugar, caindo diante de Cascavel.As medalhasAo longo dos 48º JAP’s, em Francisco Beltrão, a delegação pontagrossense colecionou 22 medalhas, sendo que a natação, com apenas três atletas, trouxe nada menos que 9. Foram quatro de ouro com Verônica Balsano (200 e 400 metros nado livre, 200 e 400 metros medley), quatro de prata com Bruna Roberta Mayer (50, 100 e 200 metros nado borboleta, além dos 100 metros nado de peito) e uma de bronze com Erich Kugler (50 metros nado borboleta).No atletismo, o destaque foi Roberto Rodrigues Oliveira, o Robertinho, ouro nos 5 mil e prata nos 10 mil metros. Renato Pereira ficou com o bronze no lançamento do martelo. E com Rafael Furtado, Alexsandro Leite, Marcos Santos e Vinicius Pereira Pinto, que trouxeram a prata no revezamento 4x400 metros.O judô contribuiu com duas medalhas: prata para Lauro Azuma, no ligeiro; e bronze para David Gomes Taura no superligeiro.Também no xadrez foram duas as medalhas princesinas: prata para Luciana Beux e bronze para Josiane Ribeiro, ambas no torneio de xadrez rápido.A ginástica rítmica de Ponta Grossa segue evoluindo, garantindo uma inédita medalha de bronze na disputa do conjunto.Nas chamadas modalidades coletivas, as mulheres fizeram bonito papel, com nada menos que quatro medalhas. Na Divisão “A”, bronze com o basquetebol. Pela Divisão “B” foram duas medalhas de ouro, com o voleibol e o futsal, ambas com campanhas invictas, além da prata no bolão.