JAPS 2005: Vôlei conquista primeiro ouro de Ponta Grossa nas coletivas

A cidade de Francisco Beltrão, no Sudoeste do Estado, viveu ontem as últimas emoções dos 48º Jogos Abertos, a maior competição poliesportiva do Paraná, que nesta edição reuniu na sua fase decisiva cerca de cinco mil atletas de 79 municípios. Ponta Grossa encerrou a sua participação com as disputas das medalhas de ouro na Divisão “B” do futsal feminino e do bolão feminino.Numa partida emocionante, principalmente no seu segundo set, a Seleção Pontagrossense assegurou na noite de sexta-feira o primeiro lugar do voleibol feminino da Divisão “B”, vencendo Cascavel por 3 sets a 0. A equipe do técnico José Francisco Macedo, o Gaúcho, já havia assegurado por antecipação o retorno à elite dos JAP’s, mas manteve o ritmo forte, fechando de forma invicta uma temporada de conquistas, que começou na Fase Regional e teve seqüência com o título do Campeonato Paranaense.Contando com o apoio da torcida de Francisco Beltrão, que “adotou” as princesinas depois que Cascavel eliminou as donas da casa no “tapetão”, Ponta Grossa não teve dificuldades para fechar o primeiro set em 25/19.O segundo set parecia seguir pelo mesmo caminho, quando Ponta Grossa chegou a ter um set point, em 24x22. Foi neste momento que o jogo ganhou contornos dramáticos, com as cascavelenses reagindo e passando à frente, em 25x24. As duas equipes se alternaram no comando do placar, até que as princesinas fecharam em 30/28.No terceiro e decisivo set começou, Ponta Grossa também abriu vantagem nos primeiros pontos. E, mais uma vez, Cascavel virou, abrindo quatro pontos. Isto até que a levantadora Patrícia foi para o saque e recolocou a equipe no comando do placar, pra fechar o jogo em 3x0, com parcial de 25/16.Após receber as medalhas de ouro e o troféu, a equipe princesina deu a volta olímpica, agradecendo o apoio da torcida, que foi a sétima jogadora na quadra. O técnico Gaúcho desabafou: “Finalmente vencemos. Estamos de volta à elite e, desde já, o objetivo é a conquista do ouro também na Divisão ‘A’. Para isto, contamos com uma mescla de experiência e juventude”, aposta o treinador.Na campanha dos JAP’s, Ponta Grossa utilizou estas atletas: Patrícia, Rosleth, Lucimara, Fran, Gislaine, Rafaela, Paula, Giovana, Liliana e Aislene.FutsalCom a derrota de 5x4 diante de Cascavel, o futsal masculino de Ponta Grossa ficou na sexta posição da Divisão “A” dos JAP’s. A meta, logicamente, era outra, mas os tropeços contra São Miguel (4x2) e Foz do Iguaçu (6x4), logo nas primeiras rodadas da fase classificatória, acabaram por tirar o time do técnico Geraldo Machado, o Gegê, da briga pelas medalhas.O time reagiu bem a partir do momento que goleou Toledo, passando, ainda, por Campo Mourão e Cianorte. Na disputa pelo quinto lugar, chegou a abrir a vantagem de 3x0, mas permitiu a reação dos cascavelenses. “Evitar o rebaixamento é sempre importante. Mas, pelo que nós jogamos, poderíamos ter conseguido uma posição melhor”, lamentou o treinador.TênisNo desempate da disputa pelo bronze com Foz do Iguaçu, a dupla de Ponta Grossa, formada por Catão e Josué Ferreira, foi derrotada, terminando o torneio do tênis de campo masculino na quarta colocação.