III JEM começam no dia 19 com a participação de 40 escolas municipais

Começa no próximo dia 19, às 14 horas, no Ginásio de Esportes Borell du Vernay, a terceira edição dos Jogos Estudantis das Escolas Municipais, os III JEEM, com a participação de delegações de quarenta instituições da Rede Municipal de Ensino. Criados em 2005 pelo prefeito Pedro Wosgrau Filho, os JEEM vêm atender antiga reivindicação das escolas municipais, incentivando a prática do esporte e possibilitando uma preparação para os Jogos Estudantis Municipais (JEM), que acontecem sempre no mês de maio.O secretário Carlos Roberto Ferreira, dos Esportes e Recreação do Município, acredita que este é o caminho para a verdadeira integração da comunidade estudantil pontagrossense. “Antes, havia o questionamento em torno da participação nos JEM de alunos das redes municipal e estadual com os das escolas particulares, o que, na opinião de muitas pessoas, seria injusto. Ao longo das vinte e três edições dos JEM, os resultados conquistados por alunos das escolas municipais mostraram que eles têm, sim, condições de competir de competir em igualdade, inclusive conquistando títulos e medalhas. Os JEEM, neste contexto, servem como instrumento de incentivo à prática do esporte, ao mesmo tempo que preparam tanto alunos como professores e funcionários para eventos futuros”, diz Ferreira.O número crescente de participantes também foi destacado pelo secretário. “No primeiro ano foram vinte e seis escolas, em 2006 este número subiu para vinte e nove e, agora, chegamos a quarenta, com 1.500 atletas. Mais uma prova do acerto na realização dos JEEM, que estão consolidados no calendário da Rede Municipal de Ensino”, encerra o dirigente.No próximo dia 6, terça-feira, às 14 horas, no Cine-Teatro Ópera, será realizado o Congresso Técnico dos III JEEM, com o sorteio das chaves e o esclarecimento de possíveis dúvidas dos representantes de escolas em relação ao regulamento.A substituição de atletas nas listas de inscrições deverão ser feitas somente no dia 13, das 13h30 às 17h30 minutos, na Comissão Central Organizadora (CCO), instalada no Ginásio de Esportes Oscar Pereira. E o desfile de abertura acontecerá no dia 19, segunda-feira, a partir das 14 horas, no Ginásio de Esportes Borell du Vernay, sendo obrigatória a participação de todas as escolas inscritas, com no mínimo cinco atletas por escola.As competições serão iniciadas já no dia 19, nos grupos I (alunos nascidos em 1999, 2000 e posteriores) e II (alunos nascidos em 1997, 1998 e posteriores), nas seguintes modalidades: atletismo, minibasquete, mini-futsal, minihandebol, dama, minivoleibol, futsal, queimada, tria, xadrez e maratona intelectual, além dos concursos de desenho e interpretação poética.Eis a relação das escolas municipais que confirmaram presença nos III JEEM: Maria Coutin Riesemberg; Alda dos Santos Rebonato; Ana de Barros Holzmann; Catarina Miró; Cyrillo Domingos Ricci; Edgar Sponholz; José Pinto Rosas; Raul Pinheiro Machado; Frederico Constante Degraf; Frei Elias Zulian; Ivon Zardo; João Maria Cruz; Ludovico Antonio Egg; Maria Eulina Santos Scheena; Nelson Pereira; Osni Villaca Mongruel; Otacília Hasselmann de Oliveira; Padre José Bugatti; Amadeu Puppi; Othon Mäder; Heitor Ditzel; Plauto Miró Guimarães; Theodoro Batista Rosas; Aristeu Costa Pinto; Guitil Federmann; Zair Santos Nascimento; Plácido Cardon; Jorge Dechandt; Maria Elvira Justus Schimidt; Maria Vitória Braga Ramos; Minervina França Scudlarek; Paulo Grott; Rubens Furstemberger; Ruth Holzmann Ribas; Walter Elias; Protázio Scheifer; São Jorge; Maria Laura Pereira; Faris Antonio Michaele; e Álvaro Augusto Cunha Rocha.