Seminário de Educação Inclusiva termina neste sábado

Termina neste sábado (12) a programação do II Seminário Municipal de Formação de Gestores e Educadores, com a apresentação dos resultados dos Seminários de Sensibilização organizados pelos municípios da região. O seminário atende as ações do Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade, desenvolvido pelo Ministério da Educação, através da Secretaria de Educação Especial. Nesta sexta-feira, o pedagogo Ricardo Souza, de Maringá, portador de paralisia cerebral, fez um relato de vida, no salão do Buffet Hamilton Alves Pinto. Mestrando em Educação pela PUC/PR, Souza falou sobre o processo de inclusão da pessoa portadora de paralisia cerebral. “Precisamos ter muita força de vontade para chegar onde queremos”, frisou o palestrante. O depoimento emocionou o público presente. “Foi uma lição de vida”, disse Joana D’arc, professora da Escola Municipal Humberto Cordeiro.Com o objetivo de sensibilizar professores e gestores para repensar as práticas inclusivas e debater a implementação do Programa Educação Inclusiva, o seminário teve início no último dia 9 e contou com palestras e oficinas. Entre os temas que foram debatidos estão a inclusão do deficiente mental no ensino regular, tecnologias assistivas no processo educacional, informática educacional, jogos matemáticos, libras, braile. A organização foi da SME, em parceria com a Secretaria de Educação Especial.