SAÚDE NO BAIRRO: Comunidade da Vila Hilgemberg e Cristina terão atendimento em Unidade de Saúde reestruturada

por Rafisa Ramos

Na manhã desta quinta-feira (4), a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), entregou mais uma Unidade Básica (UBS) para a população ponta-grossense. Desta vez a região contemplada foi a Vila Hilgemberg, com a UBS Dr. Felix Vianna.
A UBS recebeu várias mudanças, toda a construção foi reformada, recebendo adequação nas dependências, substituição da cobertura, remodelação do mobiliários fixos, banheiro para portadores de deficiência, espaço para depósito de resíduos, pavimentação de passeio frontal, adequação de rampas, jardinagem e colocação alambrado, além de ampliação na área externa para proteger a população em dias de chuva.
“É mais que uma UBS reformada, é uma nova Unidade. A população poderá contar com todos os serviços disponíveis e com uma equipe muito profissional. Estamos mudando a realidade da saúde na cidade”, comenta a secretária municipal de saúde, Angela Pompeu.
A população poderá contar com atendimento de uma Equipe de Saúde da Família completa. Mais de 4 mil pessoas, da Vila Hilgemberg e Vila Cristina, terão a nova UBS como referência e também poderão contar com tratamento odontológico.
O investimento nesta obra foi de recurso municipal e federal no valor de R$ 205 mil. Os 169 m² de reforma e os 12m² de ampliação já podem ser usados pela comunidade, das 8h às 17h, com intervalo para almoço das 12h às 13h.
“Investimos na saúde da população e continuaremos investindo, desde atenção primária, com as UBS trabalhando na prevenção, como no setor secundário com os Hospitais para atendimentos adultos e pediátricos. Já tivemos grandes avanços e continuaremos avançando, sempre pensando na população”, ressalta o prefeito Marcelo Rangel.
Ponta Grossa conta hoje com 50 UBS espalhadas pelos distritos da cidade, e ainda as rotativas nas Zonas Rurais. Muitas das Unidades já receberam reformas e foram ampliadas, destas 12 já foram entregues e estão sendo utilizadas pela população, outras três passam pelo período de obras. Além das obras de reforma e ampliação, foram construídas 5 novas UBS, todas já com obra finalizada.