Agricultura realiza ação de apoio à Campanha de Vacinação contra aftosa

Devido ao momento de alerta vivido pelo país, após a confirmação de casos de febre aftosa no Mato Grosso do Sul e da suspeita no Paraná, a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente e o Sindicato Rural de Ponta Grossa, juntamente com a Emater, iniciam nesta quinta-feira (10) pela manhã uma ação de apoio à Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa. Através de visitas educativas a propriedades rurais, a equipe fará o acompanhamento da vacinação e levará orientações aos agricultores. O foco das visitas serão os agricultores que contam com poucos animais em suas propriedades. A equipe envolvida no trabalho acredita que alguns desses proprietários possam não estar realizando a vacinação já que as embalagens da vacina são comercializadas com no mínimo dez doses.“É importante fazer um trabalho para conscientizar e orientar esses agricultores”, enfatiza o secretário municipal de Agricultura, Laertes Bianchessi. Nas propriedades que contarem com menos de sete cabeças de gado, a equipe fará inclusive a vacinação assistida – nestes casos, o produtor pagará o custo da dose. Além disso, será realizada uma ação educativa, através dos quais os técnicos irão informar sobre a aftosa e as principais doenças que podem atingir os bovinos. “Muitas vezes, o animal não é vacinado e fica exposto ao vírus da aftosa e de outras doenças por falta de informação”, ressalta Bianchessi.Serão visitadas até o final da campanha comunidades rurais do Cinturão Verde, como Colônia Tavares, Santa Tereza, Santa Maria, Shangrilá, Uvaranas, Cará-Cará, Vila Liane. Ainda, chácaras nas saídas para o Norte do Paraná, para Palmeira, Curitiba e Carambeí. Todas as propriedades visitadas serão cadastradas pela equipe técnica.