Vigilância Sentinela da Influenza e dos Vírus Respiratórios

    Uma das formas de vigilância epidemiológica da Influenza é através da vigilância sentinela para síndrome gripal, a qual tem como principal objetivo a identificação da circulação dos vírus influenza e de outros vírus respiratórios no Brasil. E ainda, fornecer anualmente informações necessárias para a escolha das amostras que serão recomendadas para a composição anual das vacinas contra influenza no hemisfério norte e sul.
    A meta preconizada pelo Ministério da Saúde para a vigilância sentinela da influenza é coletar 5 (cinco) amostras, por semana epidemiológica, de pacientes com síndrome gripal atendidos na Unidade. Em Ponta Grossa, foi elencada como Unidade Sentinela para síndrome gripal o Pronto-Atendimento do Hospital Municipal Dr. Amadeu Puppi.
    A definição de caso teve por base a preconizada na ficha de registro individual: “Indivíduo com febre, mesmo que referida, acompanhada de tosse ou dor de garganta e com início dos sintomas nos últimos 7 dias”. Os dados foram obtidos do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP Gripe).
    O período de avaliação foi entre a 1ª Semana Epidemiológica (SE) de 2016, com início em 03/01/2016, e a 52ª SE de 2016, com término em 31/12/2016. A Semana Epidemiológica é uma convenção internacional na qual se considera o número de casos de uma doença ocorridos entre o domingo e o sábado. A primeira semana do ano é aquela que contém o maior número de dias de janeiro e a última a que contém o maior número de dias de dezembro.