JAP’S 2005: Começa disputa pelas medalhas na cidade de Francisco Beltrão

A cidade de Francisco Beltrão está em festa, com a realização da 48ª edição dos Jogos Abertos do Paraná (JAP’s), cuja abertura aconteceu ontem (4) à noite, com o cerimonial de abertura, que contou com a participação de delegações de 76 municípios, que a partir deste sábado iniciam a disputa pelas medalhas nos diversos torneios da mais importante competição poliesportiva do Estado.As disputas foram iniciadas ainda na sexta-feira, com a bocha da Divisão “A”, sendo que as primeiras medalhas estarão saindo do atletismo, natação, ginástica rítmica e judô, que têm as suas primeiras provas neste sábado. Também começam hoje as disputas dos torneios nas modalidades coletivas.Para Ponta Grossa, o principal desafio será manter na Divisão “A” as equipes do basquetebol (masculino e feminino) e futsal (masculino), além de buscar a promoção das demais equipes coletivas, que aparecem na Divisão “B”. O secretário Carlos Roberto Ferreira, dos Esportes e Recreação do Município, viajou a Francisco Beltrão ainda na quinta-feira e coordena pessoalmente o trabalho de montagem do alojamento pontagrossense, nas escolas Maria Helena Vandresen e Reinaldo Sass, localizadas na Rua Alagoas, Bairro Alvorada.Segundo Ferreira, neste primeiro ano da administração do prefeito Pedro Wosgrau Filho, a SER procurou direcionar os recursos da Lei de Incentivo ao Esporte para os atletas, que estão recebendo bolsas mensais. “Desta forma, foi possível retomar o trabalho de formação de seleções, evitando a concentração em um clube ou escola. “A nossa intenção é dar oportunidade a todos, para que a representação do Município nos Jogos Oficiais do Estado seja a mais abrangente possível”, afirma o secretário.BasquetebolNo basquetebol feminino, Ponta Grossa, atual vice-campeã dos JAP’s, estará enfrentando Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu e Campo Mourão. A estréia das princesinas está marcada para as 16h30 minutos, no Ginásio do Colégio Nossa Senhora da Glória, contra Campo Mourão.Já no basquete masculino, os adversários dos pontagrossenses, que reaparecem na elite da modalidade, são: Maringá, Londrina, Foz do Iguaçu, Paranaguá e Guarapuava. Também às 16h30 minutos, no Ginásio Jahir de Freitas, Ponta Grossa estará medindo forças com Maringá.FutsalNo torneio de futsal masculino da Divisão “A”, Ponta Grossa ficou no grupo "B", com Foz do Iguaçu, São Miguel do Iguaçu, Campo Mourão e Toledo. O grupo "A" é formado por Pato Branco, Paranavaí, Cianorte e Cascavel. Hoje é dia de folga para os pontagrossenses, que iniciam a campanha neste domingo, às 20h15 minutos, no Complexo Arrudão, diante de São Miguel do Iguaçu.Determinada a repetir o desempenho dos Jojup’s de Toledo, onde assegurou o retorno à Divisão "A", o futsal feminino de Ponta Grossa está no grupo "B" dos JAP’s, com Chopinzinho e Cornélio Procópio. Grupo "A" – Francisco Beltrão, Lapa e Matelândia. Grupo "C" – Paranaguá, Engenheiro Beltrão e Nova Esperança. O primeiro desafio da Seleção Pontagrossense será diante de Cornélio Procópio, às 15h15 minutos, no Ginásio da Sadia.BolãoEntre as equipes de Ponta Grossa inscritas na Divisão "B", o bolão feminino aparece no grupo "A", com Curitiba e Rolândia. Grupo "B" – Toledo, Sulina e General Carneiro. Grupo "C" – Campo Mourão, Maringá e Marechal Cândido Rondon. As disputas da Divisão “B” serão iniciadas apenas na quarta-feira, dia 9.FutebolTentando confirmar o desempenho da Fase Regional, quando ficou com o título de forma invicta, Ponta Grossa enfrenta no grupo "B" as equipes de Perobal e Cascavel. Grupo "A" – Francisco Beltrão, Coronel Vivida, Campo Mourão e Santa Helena. Grupo "C" – Sertaneja, Mandaguari e Araucária. O jogo de aberturado torneio será entre Ponta Grossa e Perobal, às 15 horas, no campo do Bairro São Miguel.HandebolTambém campeão da Fase Regional, em Castro, o handebol feminino aparece no grupo "C", com Goioerê e Nova Esperança. Grupo "A" – Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu e Manoel Ribas. Grupo "B" – Mangueirinha, Cambé e Arapongas. O primeiro confronto de Ponta Grossa está marcado para as 13 horas, no Ginásio Adilson Sarará, diante de Nova Esperança.VoleibolNo voleibol feminino, a experiência é um dos trunfos de Ponta Grossa para retornar à elite dos JAP’s. O título do Campeonato Paranaense, conquistado no último final de semana, aumenta a esperança de uma campanha destacada. Integrando o grupo "B", Ponta Grossa enfrentará Pérola, União da Vitória e Cascavel. O grupo "A" tem: Francisco Beltrão, Campo Mourão, Araucária e Laranjeiras do Sul.Finalmente, no voleibol masculino, Ponta Grossa tenta mais uma vez o seu retorno à Divisão "A", enfrentando Campo Largo, Rolândia e Toledo no grupo "B". Francisco Beltrão, Palmas, Araucária e Pérola integram o grupo "A". Os primeiros jogos da Divisão “B” do voleibol acontecerão apenas na quarta-feira, dia 9.