Prefeitura retoma Programa de Tosquia

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente e do Serviço de Obras Sociais (SOS), está retomando o Programa de Tosquia de lã de carneiro, criado na primeira gestão do prefeito Pedro Wosgrau Filho. Através do programa, os produtores cadastrados recebem a equipe da secretaria na propriedade, que faz o serviço de tosquia gratuitamente. Em contrapartida, o criador doa pelo menos 50% da lã retirada. A doação é encaminhada ao SOS, que utilizada a lã na confecção de acolchoados.“É um benefício duplo: para o produtor, que tem a tosquia de forma rápida e eficiente, e como ação social, já que os acolchoados serão doados pelo SOS para famílias carentes do município”, comenta o secretário municipal de Agricultura, Laertes Bianchessi. Para retomar o programa, a Prefeitura realizou a recuperação dos equipamentos utilizados na tosquia e a reciclagem dos funcionários que atuam na atividade.Para este ano, a meta do programa é tosquiar 730 animais, o que representa cerca de 10% do rebanho de ovinos do município. Cada animal produz até três quilos de lã. As atividades, que começaram em setembro – época da tosquia – foram prejudicadas pelas chuvas. No entanto, o programa segue até o final deste mês, quando a secretaria espera chegar próximo da meta estipulada. Com isso, em torno de 17 produtores devem ser beneficiados.Sandro Ribeiro, que mantém na propriedade de sua avó um pequeno rebanho com 16 carneiros, é um dos beneficiados pelo programa. A tosquia foi realizada no rebanho na manhã desta quinta-feira (3). “O programa é muito bom e adianta bem nosso serviço”, considera, ao comparar o trabalho com a máquina de tosquiar, que é rápido e seguro, com o de uma tesoura. Neste caso, a proprietária decidiu fazer a doação de 100% da lã. O programa é destinado a pequenos criadores. Os interessados podem entrar em contato com a secretaria pelo fone 3220 1124.DOAÇÃOOs primeiros sacos de lã doados através do Programa de Tosquia foram entregues na tarde desta quinta-feira ao SOS. A lã arrecadada até o momento – 20 sacos – foi recebida pela presidente do SOS, Maria Isabel Ramos Wosgrau. Ela explica que devido às dificuldades iniciais da gestão, neste primeiro ano da administração foram confeccionados apenas acolchoados sob encomenda e realizadas reformas. Para o próximo ano, a intenção é retomar a produção e realizar a Feira do Acolchoado, onde os produtos serão comercializados a preços acessíveis, tendo a renda revertida para a manutenção da acolchoaria. O SOS também prepara a reorganização do sistema de doações de acolchoados.