Ponta Grossa conhece adversários das modalidades coletivas nos 21º Jojup’s

O Congresso Técnico dos 21º Jogos da Juventude do Paraná (Jojup’s) aconteceu na última sexta-feira, na cidade de Paranavaí, que entre os dias 14 e 22 deste mês estará sediando a fase final da competição, recebendo delegações de 104 municípios e cerca de 6 mil atletas. Mais uma vez, Ponta Grossa estará presente com uma das maiores delegações, num trabalho de fôlego da Secretaria Municipal de Esportes e Recreação (SER), que através da Lei de Incentivo ao Esporte está investindo em bolsas mensais para cerca de 240 atletas e 20 técnicos, integrantes das seleções de Ponta Grossa nos Jojup’s e nos Jogos Abertos do Paraná.Para o secretário Carlos Roberto Ferreira, dos Esportes e Recreação do Município, nos três anos da atual administração municipal, o investimento da Lei de Incentivo chega à casa de 1 milhão de reais. “A opção por bolsas aos atletas e técnicos, e não aos clubes, como acontecia anteriormente, se justifica pelo incentivo direto àqueles que se dedicam no dia-a-dia aos treinamentos e são os principais responsáveis pela evolução da participação de Ponta Grossa nas competições estaduais e em eventos nacionais e internacionais”, enfatiza o dirigente.Nas modalidades coletivas dos Jojup’s de Paranavaí, os pontagrossenses já conhecem os seus adversários, definidos durante o Congresso Técnico, com os grupamentos da Divisão “A” definidos pelo desempenho na edição de 2006, em Pato Branco, enquanto na Divisão “B” os participantes passaram pelas fases regionais, que foram disputadas no mês de julho.BasquetebolModalidade de quadra com maior tradição no esporte pontagrossense, o basquetebol aparece na Divisão “A”, tanto no masculino, atual vice-campeão, como no feminino, que conquistou a Divisão “B” no ano passado.Com oito participantes, o basquetebol feminino tem Ponta Grossa no grupo “A”, juntamente com Toledo, Medianeira e União da Vitória. No “B”, aparecem Londrina, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu e Palmas.Incluída no grupo “B” do basquetebol masculino, Ponta Grossa estará enfrentando as equipes de Curitiba, Campo Mourão, Toledo e São José dos Pinhais. O grupo “A” é composto por Londrina, Astorga, Cascavel, União da Vitória e Pato Branco.FutsalTambém na Divisão “A”, as equipes de futsal masculino e feminino de Ponta Grossa seguem para a cidade de Paranavaí com a disposição de conquistar títulos ainda inéditos para a cidade na história dos Jojup’s.No grupo “A” do futsal feminino, Ponta Grossa vai jogar com Londrina, Guarapuava, Paranavaí e Vera Cruz do Oeste; enquanto Toledo, Maringá, Umuarama e Nova Esperança formam o grupo “B”.Desde que foram criadas as divisões dos Jojup’s, Ponta Grossa se mantém na elite da modalidade e nos Jojup’s de Paranavaí vai disputar o grupo “A” com São Miguel do Iguaçu, Curitiba, Medianeira e Araucária, enquanto o grupo “B” tem Altônia, Cascavel, Cianorte, Umuarama e Vera Cruz do Oeste.VoleibolNa modalidade de voleibol, as equipes princesinas vivem momentos distintos, com o masculino lutando pelo bicampeonato da Divisão “A”, enquanto o feminino tenta uma medalha na Divisão “B”, para retornar à elite em 2008.Encabeçando o grupo “A” do voleibol masculino, Ponta Grossa estará jogando com Cascavel, Curitiba e Nova Esperança. No grupo “B” aparecem Pinhais, Maringá, Londrina, Umuarama e Guarapuava.Com 16 participantes, o torneio da divisão “B” do voleibol feminino tem Ponta Grossa no grupo “B”, ao lado de Engenheiro Beltrão, Pato Branco e Itaipulândia. No “A”, estão Paranavaí, Prudentópolis, Campo Largo e Paraná City. O “C” tem Rolândia, Sarandi, Araucária e Assis Chateaubriand. E o grupo “D” é formado por Formosa do Oeste, Umuarama, Palmas e União da Vitória.HandebolCom os times masculino e feminino integrando a Divisão “B” dos Jojup’s, Ponta Grossa precisa chegar à zona das medalhas para reconquistar o seu lugar na elite da competição. O desempenho impecável na Regional de Irati, com campanhas invictas, aumenta a esperança de sucesso nas finais.Aparecendo no grupo “C” do handebol feminino, Ponta Grossa vai enfrentar São José dos Pinhais, Itapejara do Oeste e Ourizona. O grupo “A” tem Paranavaí, Bandeirantes, Manoel Ribas e Corbélia. No grupo “B” estão Loanda, Clevelândia, Nova Esperança e Palmeira. E o “D” é formado por Arapongas, Medianeira, Floraí e Marechal Cândido Rondon.Também no grupo “C” do handebol masculino, Ponta Grossa tem como adversários Cianorte, Alvorada do Sul e Colorado. O grupo “A” tem Paranavaí, Campo Largo, Luiziania e Medianeira. No “B” estão Bandeirantes, Campo Mourão, Floiraí e Capanema. E o “D” tem Assis Chateaubriand, Dois Vizinhos, Alto Paraná e Toledo.