INDÚSTRIA E COMÉRCIO: Agência do Trabalhador capta 45% mais vagas no comércio

Através do Programa Mutirão do Emprego, novas empresas passaram a anunciar vagas através da Agência, aumentando o número de vagas captadas pelo órgão

O trabalho de corpo a corpo realizado pela Agência do Trabalhador – órgão da Secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional – junto a comerciantes e prestadores de serviços em Ponta Grossa começa a dar resultados positivos, mesmo em meio à retração econômica. Após o início do programa Mutirão do Emprego, em que a Agência busca a abertura de vagas diretamente junto às empresas, o quadro geral de vagas oferecidas aumentou 25% frente a janeiro. Somente no comércio, foco do Mutirão, o aumento de abertura de vagas foi de 45%, na comparação entre março e janeiro deste ano.

Conforme números divulgados pela Agência, 42 empresas que nunca haviam utilizado os serviços do órgão ou que estavam ausentes há muitos meses, começaram a buscar os serviços de busca de trabalhadores qualificados para as funções. Na avaliação da equipe, mais empresas passaram a ter conhecimento dos serviços e agora passaram a utilizá-los. Foram 45 vagas captadas no comércio em março, frente a 25 em janeiro.

“O projeto foi ao encontro dos empresários e comerciantes da nossa cidade, divulgando os serviços realizados em favor das empresas no momento da contratação. A intenção é captar o maior número de vagas disponíveis no mercado, tendo em vista que o primeiro passo de uma pessoa desempregada é buscar as vagas da agência”, aponta Rudolf Christensen, gerente do órgão.

Mutirão do Emprego

A primeira edição do Mutirão do Emprego foi realizada em 23 de fevereiro deste ano. Desde então, cerca de 250 empresas receberam a visita da equipe da Agência do Trabalhador para apresentação dos serviços oferecidos em apoio aos trabalhadores e aos empresários. “Com este procedimento, a Prefeitura de Ponta Grossa estreita laços com os empresários e com os trabalhadores, centralizando a oferta de vagas e discutindo com maior proximidade as ações e soluções para a empregabilidade em nossa cidade”, anota o secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Paulo Carbonar.