Projeto "Prata da Casa" conta com a participação de 120 atletas

Preparar as futuras gerações do esporte pontagrossense. Esta foi a principal motivação da Secretaria Municipal de Esportes e Recreação (SER) ao reativar em 2005 o Projeto “Prata da Casa”, beneficiando os destaques dos Jogos Estudantis Municipais (JEM) nas modalidades de basquetebol, futsal, voleibol, handebol e atletismo. Em cerimônia realizada no final da tarde de ontem (30), no Cine-Teatro Ópera e que contou com a participação do secretário Carlos Roberto Ferreira e dos diretores Milton Anfilo e Eduardo da Matta Júnior, 120 atletas e seus pais ou responsáveis, assinaram os contratos, assegurando o recebimento de bolsas mensais no valor de R$ 50,00, entre os meses de julho e dezembro.O professor Milton Anfilo afirmou que desde 2005 cerca de 360 atletas com idade máxima de 16 anos foram beneficiados pelo “Prata da Casa”, e foram selecionados pelo desempenho conquistado durante os JEM, num processo que objetiva a constante renovação de valores do nosso esporte. Em contrapartida, os participantes devem ter assiduidade aos treinamentos e manter um bom desempenho na escola. “Cabe aos técnicos uma constante avaliação destes pontos, despertando no atleta a importância da disciplina para a evolução no esporte”, falou Anfilo.Já o secretário Ferreira falou da valorização que se dá ao atleta na atual administração, com mudanças nos objetivos tanto do Projeto “Prata da Casa”, como na Lei de Incentivo ao Esporte. “Desde que retornamos à Secretaria Municipal de Esportes e Recreação, há três anos, investimos através da Lei de Incentivo cerca de R$ 1 milhão em 750 atletas, que conseguiram elevar o posicionamento de Ponta Grossa, tanto nos Jogos da Juventude, como nos Jogos Abertos do Paraná. Ao mesmo tempo, retomamos o “Prata da Casa”, incentivando o surgimento de novos valores. E muitos que no ano passado participaram deste trabalho de base, hoje são atletas efetivos das equipes que irão nos representar nos Jogos da Juventude, em Paranavaí, amparados pela Lei de Incentivo. Entendemos que este é o melhor investimento, pois ao mesmo tempo em que buscamos talentos do esporte, também contribuímos na formação e na criação destes jovens, que, mais que atletas, são os futuros cidadãos pontagrossenses”, enfatiza o secretário.O processo de seleção dos novos “Prata da Casa” foi explicado por Ferreira, lembrando que os coordenadores das modalidades e os técnicos indicaram os destaques dos JEM no futsal, no handebol, no basquetebol e no voleibol. Já o atletismo teve como parâmetro as marcas obtidas nas provas do grupo 4. “Foram selecionados 24 nomes em cada modalidade, tanto no masculino como no feminino, sendo doze ‘titulares’ e doze ‘reservas’, que poderão ser chamados à medida em que houver a necessidade de substituição”, completa Ferreira.