EMPREGO: Vila Liane recebe o projeto Agência do Trabalhador no Bairro

Ação busca ajudar trabalhadores em busca de emprego

A Agência do Trabalhador, órgão da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação da Prefeitura de Ponta Grossa, realizou nesta sexta-feira mais uma edição do programa Agência nos Bairros, desta vez na Vila Liane, Bairro Órfãs. A estrutura do órgão, que apoia os trabalhadores em busca de empregos, foi instalada na Escola Municipal Maria Vitória Braga Ramos. Foram recebidos 62 trabalhadores e encaminhados 32 para entrevistas.

Para o secretário de Indústria e Comércio, Paulo Carbonar, a ação amplia o acesso ao emprego. “Passo a passo, estamos ampliando a presença da Agência do Trabalhador no município de Ponta Grossa. Quanto mais estreita for a ligação entre o poder público, privado e os trabalhadores, com o objetivo de qualificar e garantir oportunidades, melhor será para a economia da cidade”, avalia Carbonar.

Um destes candidatos é Ronaldo José Marques da Silva. Aos 18 anos, ele está apenas começando sua carreira profissional, mas já tem algo a mais do que a vontade e a promessa de dedicação em seu primeiro emprego, pelo qual está na luta. “Fui a algumas entrevistas, mas ainda não chegou o emprego. Estou na busca. A falta de experiência é uma dificuldade, mas eu pretendo compensar isso com os cursos de qualificação”, conta.

Em pouco tempo, este morador da Vila São José já fez curso de vendas, recepcionista, operador de caixa, recursos humanos, assistente de crédito e cobrança, pacote Office, entre outros. “Não pode parar nunca. Busco uma vaga em venda, telemarketing, mas encaro desafios. Posso mostrar minhas qualidades, porque quero crescer no meio priofissional. Todo mundo tem que ter um começo, e estou buscando formas de crescer. Tem que ir em frente, não pode parar”.

O currículo de Ronaldo e outros candidatos está à disposição do empresariado na Agência do Trabalhador. Segundo o gerente da Agência, Rudolf Christensen, a AT tem o objetivo de ajudar o encontro entre as duas partes. “A presença do projeto mais uma vez foi bem aceita. Mais de 60 pessoas foram atendidas em busca de emprego, próximo de suas casas, sem a necessidade de se deslocar para o Centro da cidade, economizando sua renda. Nosso objetivo é cada vez mais auxiliar em busca de qualificação e do encaixe dos candidatos no mercado de trabalho”, anota Christensen.