Educação Inclusiva terá segunda edição de seminário

A Secretaria Municipal de Educação está finalizando os preparativos para o II Seminário de Gestores e Educadores, com o tema “Educação inclusiva: Direito à diversidade”, que será realizado entre os dias 9 a 12 de novembro. Da mesma forma que a primeira edição, realizada em maio, o evento visa sensibilizar professores e gestores para repensar as práticas inclusivas e debater a implementação do Programa Educação Inclusiva, do Ministério da Educação (MEC). Promovido em conjunto pelo MEC, através da Secretaria da Educação Especial, e pela Prefeitura de Ponta Grossa – cidade pólo da região –, o seminário deve contar com a presença de representantes de 20 municípios, das redes pública e particular de ensino. A participação no evento é pré-requisito para a liberação de recursos nesta área.O diferencial desta segunda edição é que o participante terá que se inscrever numa oficina, além de assistir às palestras. Serão temas das oficinas: “Jogos e brincadeiras: Como espaço de inclusão”; “Informática educacional: Socialização de oportunidades”; “Jogos matemáticos: Desatando nós”; “Libras em contexto” e “Braile”. Cada oficina terá 60 vagas. Também deverão se inscrever os professores que desejarem apresentar projetos ou experiências em comunicação oral ou pôster.A diretora do Departamento de Educação da SME, Vera Lúcia Martiniak, ressalta que os professores que participaram da primeira edição do seminário comprometeram-se a desenvolver, em seus municípios, atividades com o intuito de disseminar a proposta discutida. Durante a segunda edição, essas iniciativas deverão ser repassadas.