POnta Grossa disputa medalhas no vôlei e handebol feminino na Fase Regional dos Jojups

Num dia marcado por vitórias das equipes de Ponta Grossa que disputam a Fase Regional Centro-Sul dos 21º Jogos da Juventude do Paraná (Jojup’s), a segunda-feira foi importante para manter as chances de classificação das equipes princesinas para a Fase Final, que será disputada no mês de setembro, na cidade de Paranavaí.Voleibol femininoLogo pela manhã, a Seleção Pontagrossense manteve a condição de única equipe do voleibol feminino que alcança as semifinais com todas as vitórias por 2x0. No sábado e domingo, as comandadas do técnico José Francisco Macedo, o Gaúcho, já haviam superado Telêmaco Borba e Castro, e repetiram a dose diante de Irati, com parciais de 25/14 e 25/18, assegurando o primeiro lugar na chave, enquanto Prudentópolis surpreendia Guarapuava, fazendo 2x1 no “tie-braker”.Com estes resultados, Ponta Grossa jogará com Guarapuava nesta terça-feira, às 8h30 minutos, no Ginásio Batatão, com o vencedor assegurando lugar na disputa pela medalha de ouro, como também “carimbando o passaporte” para as finais da Divisão “B”, em Paranavaí. A outra semifinal será entre Prudentópolis e Irati.Para manter o ritmo da equipe, Gaúcho realizou um treinamento ontem à tarde, até porque acredita que Guarapuava será um adversário complicado. “No ano passado, nós disputamos o título, em busca de uma vaga. Agora, mesmo faltando uma rodada para o encerramento, a situação é idêntica, já que quem perder não irá para Paranavaí”, destaca o técnico.Handebol femininoTambém no torneio do handebol feminino, Ponta Grossa chega às semifinais da Regional com campanha invicta, vencendo Pinhão (24x17), Castro (30x12) e Guarapuava (27x7). O técnico Cristiano Postiglione não esconde o otimismo, pela qualidade do jogo apresentado pela sua equipe, mas recomenda muita tranqüilidade na semifinal que acontecerá à tarde, diante de Rebouças, que foi derrotada por Palmeira, a outra invicta do torneio.“Com duas vagas para os Jojup’s de Paranavaí”, todo cuidado é pouco, alerta Cristiano, ainda mais porque Ponta Grossa acabou ficando pelo meio do caminho em 2006. “Elas estão mais experientes e podem, sim, assegurar presença na disputa pela medalha de ouro”, completa o treinador.Handebol masculinoCinco equipes disputam a única vaga do handebol masculino nesta Fase Regional Centro-Sul. Ponta Grossa passou com certa facilidade por Pinhão (35x19) e Telêmaco Borba (44x6), e ontem à noite enfrentaria Irati. Para assegurar o ouro, os comandados do técnico Ronaldo Beatriz precisam vencer Guarapuava, hoje, às 15 horas, e Castro, na última rodada, que acontecerá amanhã.Mesmo com a renovação de valores, Ronaldo destaca o fato de que a maioria dos garotos já participaram dos Jojup’s no ano passado e estão em tirmo de competição, depois de participar com sucesso das primeiras fases dos Jogos Colegiais e do Campeonato Paranaense de Cadetes.FutebolUma derrota e uma vitória, sempre por 1x0. Com este saldo, Ponta Grossa já não depende apenas dos seus resultados para conquistar a única vaga do futebol para a divisão “B” dos Jojup’s. Isto porque Irati está invicta, com três vitórias, enquanto os pontagrossenses perderam o primeiro confronto, justamente para os donos da casa, folgaram no domingo e ontem sofreram para superar Tibagi, com gol solitário de Walder, marcado aos 17 minutos do segundo tempo.Curiosamente, a Seleção Pontagrossense teve volume de jogo para deixar o campo com uma goleada, desperdiçando várias oportunidades cara-a-cara com o goleiro adversário, sem contar as duas faltas cobradas por Diego da intermediária, que acertaram o travessão dos tibagianos.Para continuar com chances, Ponta Grossa não pode sequer pensar em empate diante de Guarapuava, às 8h30 minutos, no Estádio Municipal Abraham Nagib Nejm, e ainda torce para que Tibagi surpreenda Irati, levando a disputa pelo ouro para os critérios de desempate. Amanhã, o time do Zé Ricardo ainda pega Castro, na última rodada do futebol.