Ponta-grossense conquista título de maior produtor de soja do Brasil

O produtor de soja Vilson Hilgemberg, natural de Ponta Grossa, é o campeão nacional do Desafio de Máxima Produtividade de Soja, promovido pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb). A produção da família Hilgemberg em Ponta Grossa alcançou a mais alta marca já registrada no concurso, de 142 sacas por hectare. O produtor ponta-grossense atua com o plantio direto há 30 anos e, com o título, passa a ser reconhecido como o ‘Rei da Soja’.
     Em reconhecimento ao título, o produtor Vilson Hilgemberg e o consultor Alisson Hilgemberg foram recebidos pelo prefeito Marcelo Rangel, que parabenizou a conquista e a definiu como motivo de orgulho para a cidade. “É um orgulho muito grande termos o melhor do Brasil em Ponta Grossa. Esperamos que esse título seja apenas o primeiro passo para que o município seja novamente reconhecido como a capital da soja”, destacou o prefeito.
      O secretário municipal de Agricultura e Pecuária, Gustavo Ribas Netto, também destacou o mérito do produtor, que alcançou esse resultado pelo investimento e uso de tecnologias inovadoras, do plantio à colheita. “A produção de soja costuma ser de 40 a 60 sacas por hectare, então o total alcançado por um produtor de nossa cidade é mesmo surpreendente. Esse título coloca Ponta Grossa mais uma vez no topo da produtividade nacional de soja”, apontou o secretário.
     A família Hilgemberg quer agora alcançar o rendimento mundial, que é de 179 sacas/hectare. “Esse título é resultado de todos os anos de dedicação e investimento em tecnologia que realizamos. Meu filho quis seguir pelo mesmo caminho, se tornou engenheiro agrônomo e desde então vem trabalhando em nossas propriedades. Ou seja, trabalhamos em família com muito empenho para alcançar esse patamar e reconhecimento nacional”, apontou o produtor. No ano passado, a produção da família Hilgemberg já havia conquistado o 3º lugar nacional.
     “A Prefeitura de Ponta Grossa trabalha para dar apoio aos produtores rurais, desde o pequeno até o grande, para que a agricultura desenvolva cada vez mais no município. Investir no setor agropecuário representa investir também em empregos e geração de renda”, finaliza o prefeito Rangel.