23º JEM teve disciplina 100% na avaliação de Ferreira

Com a participação de 90 instituições de ensino de primeiro e segundo graus de Ponta Grossa, os 23º Jogos Estudantis Municipais (JEM) terminaram no domingo, com a cerimônia de entrega da premiação aos campeões e vice-campeões dos cinco grupos. Para o secretário Carlos Roberto Ferreira, dos Esportes e Recreação do Município, que idealizou a competição em 1985, ainda nos tempos do Departamento de Esportes e Recreação Orientada (DER), esta foi uma edição especial dos JEM em todos os seus aspectos, a começar pela disciplina, pois em nenhum momento houve a necessidade de ativação do Tribunal de Justiça Desportiva. “Este fato, por si, mostra o alto grau de disciplina dos participantes e a seriedade com que nós, da Prefeitura Municipal, encaramos este evento, que não se limita ao esporte, tanto assim, que nós temos o envolvimento direto das secretarias de Educação, que realiza a maratona intelectual, e da Cultura, com os concursos de música, poesia, teatro e desenho, que no próximo ano deverão ser ampliados, com a dança e a fotografia”, afirma Ferreira.Outros fatores foram apontados pelo secretário como fundamentais para o sucesso absoluto destes 23º JEM, desde a abertura, com a apresentação dos Ginasloucos, grupo de ginastas que apresentou acrobacias com a bola e a tabela de basquetebol. E as condições meteorológicas também foram favoráveis, com o atletismo tendo todas as suas etapas normalmente, assim como as demais modalidades realizadas a céu aberto. Aliás, todo o cronograma foi cumprido, apesar da dimensão da competição, com 175 jogos de futsal, 85 de basquetebol, 62 de voleibol e 43 de handebol, sem contar as partidas dos esportes de base, como a queimada e os adaptados, como o mini-basquetebol, o mini-futsal, o mini-vôlei e o mini-handebol. “O trabalho da coordenação técnica foi irretocável, com a Comissão Central Organizadora cumprindo o cronograma sem dificuldades”, enfatiza o secretário.Mesmo com o sucesso alcançado, a equipe da Secretaria Municipal de Esportes e Recreação (SER) já começa a se mobilizar para a próxima edição dos JEM. Assim, nesta quarta-feira, às 14 horas, acontecerá um seminário interno de avaliação, e no próximo dia 15, será realizado um seminário com a participação dos representantes das 90 escolas participantes. “Sempre existe algo a ser melhorado. Os JEM ganharam uma importância imensa na estrutura da SER, e nós vamos continuar ouvindo sugestões e buscando soluções, numa contínua busca por melhorias”, finaliza Ferreira.