Prefeito apresenta projeto de hospital regional

O prefeito Pedro Wosgrau Filho apresentou ontem, na Câmara Municipal, o projeto arquitetônico do Hospital Regional, que será construído em área contígua ao campus da UEPG, em Uvaranas. O projeto foi levado em mãos pelo chefe do Executivo para que fosse dado a conhecer pelos parlamentares. “Hoje é um dia muito especial para nossa administração, porque começa a se tornar realidade a grande mudança que vamos fazer na saúde. Temos muito a agradecer ao governador Roberto Requião, que nos garantiu esse hospital, e ao secretário estadual de Saúde, Cláudio Xavier”, anotou o prefeito.A arquiteta Luciana Valada, acompanhada pelo presidente do Serviço Autônomo Paraná Cidade, Luiz Forte Neto, apresentou o projeto ao prefeito ontem, no início da tarde. O prefeito, ao receber o projeto, estava acompanhado pelos secretários municipais de de Saúde, Alberto Olavo de Carvalho; Obras, Olímpio Malucelli Filho; Planejamento, José Ribamar Krüger, e Gabinete, David Pilatti Montes. Pouco depois, o projeto foi mostrado também aos titulares das pastas de Indústria e Comércio, Liliana Tavarnaro, e Qualificação Profissional, José Simão Staszczak. O reitor da UEPG, Paulo Godoy, que visitou o prefeito no período da tarde, e que doou o terreno em que será construído o hospital, também conheceu o projeto.Durante a visita à Câmara, o prefeito apresentou dados do projeto ao presidente Delmar José Pimentel e aos vereadores Ana Maria Branco de Holleben, Maurício Silva, Francisco Valentim Filho, Gerveson Tramontin Silveira, Júlio Küller, Alessandro Lozza de Moraes e Sebastião Mainardes Júnior.O presidente da Casa, Delmar Pimentel, disse que na sua avaliação o projeto “é muito bom, necessário para Ponta Grossa”. Os demais vereadores também manifestaram sua aprovação inicial à planta do futuro Hospital Regional. Todos os presentes receberam informações acerca da disposição dos equipamentos e da concepção arquitetônica do prédio.Durante o encontro com os vereadores, o prefeito se declarou “muito feliz”, com o andamento do processo de recuperação do setor de saúde da cidade, em especial com o grande passo que foi a conclusão do projeto arquitetônico do hospital. A partir de agora, revelou, serão licitados os projetos complementares (hidráulico, estrutural, elétrico, etc.) para permitir o início da obra o mais rapidamente possível. Segundo o prefeito, também serão iniciadas, no mais curto espaço de tempo, as obras de construção dos Centros de Atenção à Saúde, que serão instalados em terrenos situados ao lado dos terminais de transporte coletivo. Além disso, ele anunciou a liberação de recursos da ordem de R$ 2,5 milhões para as pretendidas reformas no Pronto-socorro Municipal e mais R$ 3 milhões para reforma e ampliação do Hospital da Criança. “Vamos ver melhorias na saúde a partir da conclusão dessas obras dos CAS, do Pronto Socorro e do Hospital da Criança”, avaliou. O prefeito também disse aos vereadores que pretende, até o final do seu mandato, construir uma maternidade municipal, embora esse seja um projeto que ainda deve ser preparado.Ainda ontem o prefeito recebeu a notícia da liberação, em verbas federais, de emenda do deputado federal Affonso Camargo, no valor de R$ 1 milhão, para a aquisição de um tomógrafo, que será instalado no Pronto-socorro Municipal, ampliando significativamente as condições de diagnóstico naquele centro de atendimento.(Box)Como é o hospitalO projeto arquitetônico elaborado pela arquiteta Luciana Valada, de Curitiba, prevê a construção de um prédio com cinco pavimentos, com o formato que lembra uma cruz (se visto de cima) contendo todas as medidas especificadas pelas autoridades médicas e espaços para todos os setores requisitados. A arquiteta, na apresentação que fez ao prefeito, revelou que o projeto é flexível, graças à estrutura modular empregada na concepção. Assim, dos 150 leitos de internamento inicialmente planificados, será possível ampliar – com poucas alterações no lay-out original – para cerca de 200. Ao todo serão 12 000 metros quadrados de área total, com previsão de um centro de terapia intensiva com 30 leitos exclusivos.No pavimento térreo haverá o acesso normal para um centro de triagem e uma unidade de pronto-socorro, com acesso exclusivo. Da central de triagem os pacientes serão encaminhados para consultórios, pronto-atendimento e serviço de diagnóstico por imagem (com salas para radiografia, tomografia, etc.), com as salas de espera e recuperação.No pavimento superior estão o Centro de Terapia Intensiva (a UTI), a área de administração, um anfiteatro e espaços para apoio a ensino e pesquisa.Os três pavimentos acima, estarão instalados à volta do amplo mezanino, os apartamentos, enfermarias e quartos de isolamento, além de sanitários.