Cidade terá curso superior em moda

Ponta Grossa contará, a partir do próximo ano, com um curso superior de formação específica em estilismo e moda. A criação desse curso, que ainda depende de aprovação dos Conselhos de Ensino, Pesquisa e Extensão e Universitário, da UEPG foi anunciada ontem pelo reitor Paulo Godoy e pelo vice, Ítalo Sérgio Grande, durante visita ao prefeito Pedro Wosgrau Filho. O projeto, segundo o reitor, “foi feito em função da proposta de criação de um pólo de moda em Ponta Grossa”. Godoy – que estava acompanhado também pela professora Cândida Leonor Miranda, pró-reitora de Graduação, e pela professora Graciete Tozetto Góes e ainda pela bacharel em moda Thaís Ribas – lembrou que a Universidade de Ponta Grossa conta hoje com diversos cursos seqüenciais, como o proposto para o setor de moda, entre eles os de informática empresarial, logística e gestão empresarial. O curso de moda, que terá duração de 24 meses e será iniciado em fevereiro do próximo ano, foi criado pela professora Maria Letícia Vian, doutora pela Universidade de Paris – Sorbonne, pela estilista Rubiane Machado e pela bacharel em moda Thaís Ribas.“Assim começa a nascer o pólo de moda”, avaliou o prefeito, destacando a iniciativa da Universidade e a importância de sua parceria para implantar um pólo de moda em Ponta Grossa. “Tenho que agradecer, e muito, à UEPG”, disse o prefeito, lembrando que “as pessoas me perguntam do pólo. Mas o pólo de moda não é um prédio. É o envolvimento da sociedade num projeto comum”. Dentro dessa ótica, avalia o chefe do Executivo, “o ingresso da UEPG é talvez o passo mais importante”.Durante a apresentação do novo curso (veja Box), o prefeito estava acompanhado pelo secretário municipal de Qualificação Profissional, José Simão Stazczak e pela secretária de Indústria e Comércio, Liliana Ribas Tavarnaro. O secretário Simão elogiou a postura da UEPG, mencionando que a criação do curso começou a ser idealizada ainda no começo deste ano. O titular da pasta de Qualificação também disse que apesar da ênfase na qualificação de base, não se pode esquecer também os níveis mais elevados. “Se a prioridade é qualificar de baixo para cima, não podemos descuidar da qualificação superior”, reforçou Simão, para quem o curso superior em moda “passa a ser um elemento que vai puxar as ações de base, um elemento motivador”. Já a secretária Liliana Tavarnaro acredita que, com esse curso, será possível ampliar consideravelmente as bases econômicas do pólo. Hoje a cidade conta, segundo dados da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, com 50 empresas de confecção já instaladas.Como o curso será pago – as primeiras estimativas apontam para uma mensalidade em torno de R$ 220 – em virtude da necessidade de cobrir gastos com as viagens e estada de professores e com os gastos do Trabalho de Conclusão de Curso, em que cada aluno confeccionará uma coleção exclusiva, o prefeito acenou com a possibilidade, uma vez avaliados os aspectos legais, de o município oferecer bolsas parciais para estudantes de baixa renda.(Box)Como será o curso· carga horária total de 1 610 horas/aula· duração de 24 meses· aulas nos turnos matutino e noturno· oferta inicial de 90 vagas (45 por turno)· seleção e matrícula das primeiras turmas: dezembro de 2005· período do curso: fevereiro de 2006 a dezembro de 2007· freqüência mínima: 75%· local de funcionamento: campus central· objetivo: formar profissionais para a indústria da moda, com formação técnica e conhecimento tecnológico do sistema de produção de moda, e preencher as expectativas das empresas do setor, na região, oferecendo mão-de-obra apta a responsabilizar-se pela criação, modelagem, escolha de materiais, corte, costura, supervisão de produção e também negociação com fornecedores e prestação de assessoria e consultoria em moda· campos de atuação: indústrias de vestuário, empresas de varejo, empresas de assessoria e consultoria, figurinista, personal stylist, produtor de eventos, crítico de moda, estilista.