Ponta Grossa é destaque nacional em diversos segmentos

Com pesados investimentos em diferentes setores da administração pública, a cidade de Ponta Grossa se tornou em curto período destaque nacional em Industrialização, Educação, Saúde, Saneamento Básico, Esporte, Habitação, conscientização ambiental e projetos de combate à fome e à desnutrição. Setores que, juntos, contribuem para elevar a qualidade de vida da população princesinha e desperta o orgulho de viver no município, que cresce em meio a uma grave crise nacional e não para de atrair novos investimentos.
     Ponta Grossa atraiu R$ 1,6 BI em investimentos em dois anos. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, nos dois anos da atual gestão, grandes empresas se instalaram na cidade. “É muito gratificante ser prefeito em um momento tão fantástico da industrialização em Ponta Grossa. Isso significa mais oportunidades de emprego, mais desenvolvimento e mais renda para a população”, comemorou Rangel. Somente nas duas últimas semanas, o prefeito anunciou a vinda de três grandes indústrias para a cidade e que vieram a encorpar o número de indústrias que se instalaram em um curto período de dois anos, totalizando a importante marca de 38 novas indústrias em Ponta Grossa. O pólo industrial da cidade em breve contará com a italiana Seagreen, a Sigma soluções logísticas e a multinacional de componentes automotivos GSS. “Hoje temos realidade diferente na nossa cidade porque Ponta Grossa tem o número mais incrível de atração de empresas. Enquanto o país vive recessão, desemprego, nós temos emprego e oportunidades”, salienta o prefeito.
     Ponta Grossa apareceu também no ranking estadual de exportações. A cidade registrou R$ 470 milhões em exportações no mês de abril, subindo duas posições no ranking do estado e se tornando a segunda cidade que mais exporta no Estado, atrás somente de Paranaguá. As informações foram divulgadas nesta sexta-feira (8) pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). No ranking nacional, Ponta Grossa saiu da 35ª para a 24ª colocação, um grande salto.
     Em saneamento básico, Ponta Grossa possui os melhores índices do país. De acordo com o Ranking de Saneamento, das 100 maiores cidades do Brasil, a cidade se destaca entre as 20 mais bem colocadas, figurando em 8º lugar. Um grande salto, já que em 2012 ocupava a 11ª colocação.
     Os investimentos em Educação também elevaram o nome de Ponta Grossa no Paraná e no Brasil. O município, através das ações direcionadas da Prefeitura de Ponta Grossa e de um amplo investimento e estrutura, qualidade e pessoal, ganhou três importantes prêmios, sendo dois Nacionais e um Estadual de Melhor Gestão. Esta semana o município de Ponta Grossa conquistou um prêmio Reconhecimento Município Leitor pelas práticas de incentivo à leitura e à formação de leitores. “Conquistar este prêmio significa que estamos no caminho certo para a formação de leitores, pensando em uma cidade melhor com investimentos na educação. Nosso trabalho no incentivo à leitura será projetado nacionalmente com esse reconhecimento”, apontou a secretária da pasta, Esméria Saveli. Além disso, em dois anos a cidade viu a prefeitura ampliar o acesso ao ensino de tempo integral, passando de apenas uma para 32 escolas. “As nossas crianças estão saindo das ruas, não existem mais crianças pedindo esmola, elas estão no contra turno longe das drogas. Estas ações não são muito visíveis porque a população gosta de obras vultosas, grandes ginásios. Mas a maior obra é a obra social, é a obra educacional. Priorizar os direitos das pessoas”, pondera Rangel.
     A saúde do ponta-grossense também melhorou. A prefeitura já reformou 12 Unidades de Saúde, atualmente 10 estão em processo de reforma e seis novas estão em construção. O salto também aconteceu na quantidade de Equipes de Saúde da Família que passou de 37 em janeiro de 2013 para 70 equipes em janeiro de 2015. As medidas fizeram com que mais pessoas recebessem atendimento. As equipes, que atendiam 148 mil pessoas, em janeiro de 2013, passaram a atender 280 mil em janeiro de 2015.
     Além disso, o prefeito enaltece que Ponta Grossa tem um grande programa de combate à fome e a desnutrição, o Feira Verde, que também foi aprimorado nesses dois anos de gestão. O programa cresceu e melhorou, atendendo mais pontos e levando ovos, leite e mel para a população socialmente vulnerável. O programa municipal de habitação entregou quatro mil casas na gestão Rangel, proporcionando mais conforto e dignidade para famílias de baixa renda.
     Recentemente, a cidade também foi reconhecida e mais respeitada no esporte, com a vitória do Operário Ferroviário. O prefeito comentou da emoção de ser convidado a entregar a taça de campeão ao seu time do coração. “Eu e o prefeito Gustavo Fruet fomos convidados a estarmos presentes na final do Campeonato Paranaense e entregarmos a taça ao time campeão. Foi a maior honra porque eu também sou torcedor do Operário e ver o time da minha cidade ser campeão do Estado e conhecido em todo o Brasil é emocionante”, completa Rangel.