Wosgrau destina R$ 158 mil para a reforma de praças esportivas nos bairros

A recuperação dos espaços reservados à prática de esportes nos bairros de Ponta Grossa tem sido uma preocupação da atual administração municipal, que busca uma solução através da destinação de verbas para que as associações de moradores promovam as reformas necessárias. O prefeito Pedro Wosgrau Filho enviou à Câmara Municipal um projeto de lei, que prevê a liberação de recursos da ordem de R$ 158.443,00, que serão utilizados em obras de melhorias de praças esportivas administradas por vinte e três associações de moradores.O secretário Carlos Roberto Ferreira, dos Esportes e Recreação do Município, explica que este processo foi iniciado numa reunião do prefeito com representantes de trinta e quatro associações de moradores, realizada no Cine Teatro Ópera, no dia 20 de dezembro do ano passado. “Tendo em vista as várias solicitações para a recuperação das praças esportivas, uma equipe da Secretaria Municipal de Esportes e Recreação fez um levantamento das necessidades de cada um dos locais, levando o resultado àquele encontro, quando solicitamos aos dirigentes das entidades que nos fossem trazidas novas sugestões até o dia 15 de janeiro, o que, efetivamente, aconteceu. A partir destes dados, foi feito o orçamento das obras necessárias, que deverão ser efetuadas pelas próprias associações, com recursos destinados pela Prefeitura”, afirma o secretário, ressaltando que a liberação destes recursos depende de aprovação dos vereadores, e que a intenção é realizar um parcelamento no repasse do dinheiro, na medida em que cada etapa seja cumprida.No total, ressalta Ferreira, os recursos chegam à casa dos R$ 158.443,00, com quantias diferentes sendo destinadas a cada uma das associações, de acordo com a necessidade de obras de cada um dos locais atendidos. “No Núcleo Rio Verde, por exemplo, serão atendidos o mini-ginásio e mais dois campos de futebol, o que acarreta num custo maior. Em outros locais, acontecerão adequações nas quadras esportivas, com menor custo”, esclarece o secretário.Nesta primeira etapa, serão atendidas as necessidades das seguintes associações de moradores: Núcleo Santa Mônica, Vila Liane, Conjunto Monteiro Lobato, Núcleo Santa Lúcia, Jardim Carvalho, Parque Nossa Senhora das Graças, Parque do Café, Núcleo Santa Luzia, Bairro Palmeirinha, Vila Catarina Miró, Núcleo Rio Verde, Vila Francelina, Vila Rubini I, Vila Rubini II, Núcleo Quero-Quero, Jardim Tropeiros I, Jardim Paraíso, Núcleo 31 de Março, Conjunto David Federmann, Núcleo Bortolo Borsato, Vila Dal’Col, Bairro Ronda e Vila Cipa.Ainda conforme informações do secretário, em alguns locais não serão necessários recursos de fora da Prefeitura, com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos executando os trabalhos de colocação de saibro e de recuperação dos campos de futebol das vilas Hilgemberg, Sant’Ana do Sabará, Ana Rita, Ricci, Estrela e Oficinas.Outras localidades deverão ser atendidas na seqüência. Os contatos entre a SER e as associações é constante, e a intenção é atender ao maior número de locais possível, não apenas com obras, mas com a instalação dos projetos do porte do SER+Feliz, SER Futuro Olímpico, SER Alegria e SER Maturidade. “Nós sabemos da importância das quadras esportivas, dos campos e dos mini-ginásios para a comunidade dos bairros e vilas da cidade, que na maioria das vezes representam a principal opção de lazer da comunidade”, conclui Ferreira.