Mudanças nas regras dos Jogos Oficiais não alteram o planejamento de Ponta Grossa

As modificações definidas pela comunidade esportiva durante o Seminário Estadual do Esporte, realizado na semana passada, em Foz do Iguaçu, não alteram o planejamento da Secretaria Municipal de Esportes e Recreação (SER) em relação aos Jogos Oficiais do Paraná neste ano de 2007. Segundo o secretário Carlos Roberto Ferreira, as mudanças beneficiam diretamente as cidades-sedes das finais tanto dos Jogos da Juventude (Jojup’s), como dos Abertos do Paraná (JAP’s), pois têm como objetivo apresentar melhores espetáculos para o público, elevando o nível técnico das disputas. “Esta ‘abertura’ vai possibilitar a presença nos Jogos de alguns nomes de nível nacional, que não estão atuando no Paraná, o que, pelas regras antigas, não poderia acontecer. Para nós, de Ponta Grossa, nada muda, pois vamos continuar participando com seleções formadas basicamente por valores ‘da casa’, buscando, sempre, um desempenho condizente com a nossa tradição”, afirma Ferreira, destacando que o investimento nas equipes que disputarão os JAP’s e os Jojup’s chegam à casa dos R$ 360.000,00 em 2007, através de recursos da Lei de Incentivo ao Esporte.Mas o próprio secretário alerta que outros municípios podem apresentar uma política diferenciada, investindo na contratação de atletas de fora do Paraná, o que certamente vai representar uma modificação na pontuação final das competições. “Nos dois primeiros anos da atual administração, conseguimos melhorar o desempenho na classificação geral. Vamos ver o que acontece daqui para a frente”, diz Ferreira, acreditando que as dificuldades serão ainda maiores com a adoção das novas regras.A partir deste ano, nos JAP’s, em cada modalidade, o município poderá contratar até dois atletas de fora do Estado, além daqueles nascidos na cidade, mesmo que esteja atuando e morando fora. Para os Jojup’s, poderão ser contratados dois atletas que atuem no Paraná, desde a Fase Regional, e outros dois atletas da sua Regional, para as finais. É importante destacar que foi mantida a obrigatoriedade de que o atleta esteja estudando para disputar os Jojup’s. Outra novidade é o retorno do taekwondo aos JAP’s, em substituição ao triatlo.As regionais dos Jojup’s serão disputadas entre os dias 22 e 30 de junho, com a fase final acontecendo de 14 a 22 de setembro, em Paranavaí. As regionais dos JAP’s acontecerão entre 17 e 25 de agosto, enquanto a final será disputada entre 19 e 27 de outubro, na cidade de Toledo.Conselho EstadualDurante o Seminário foi escolhido o representante dos municípios no Conselho Estadual de Esportes. É o professor Marcos Aurélio Schemberger, o “Padre”, de Rio Branco do Sul. Visando uma maior participação dos municípios neste Conselho, também foi solicitada a ampliação do número de representantes dos municípios no Conselho, de um para oito, com a participação de cada uma das regiões do Estado, com Carlos Roberto Ferreira sendo apontado como representante da Região 2.O aumento no número de representantes dos municípios, entretanto, depende de aprovação do governador Roberto Requião. “Acreditamos que não haverá problemas neste sentido, até porque a nossa disposição é de contribuir cada vez mais com a evolução do esporte paranaense”, conclui Ferreira.