Campanha quer intensificar exame preventivo de câncer de colo do útero

Teve início nesta semana e segue até o dia 14 de outubro a Campanha de Intensificação da Coleta de Preventivo, que visa aumentar a realização de exames preventivos do câncer de colo do útero, conhecido como Papanicolau, na rede municipal de Saúde. A coleta mensal gira em torno de 1.000 exames por mês. Durante a campanha, a meta é atingir de 4,5 mil a 5 mil exames. A diretora de Enfermagem do Instituto de Saúde Ponta Grossa, Andréa dos Santos Kugler Gomes, alerta que todas as mulheres, principalmente aquelas com mais de 30 anos, devem fazer o preventivo. “O câncer de colo uterino, juntamente com o câncer de mama, estão entre as principais causas de mortalidade entre as mulheres brasileiras”, enfatiza.Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, este tipo de câncer representa 10% de todos os tumores malignos em mulheres. No entanto, é uma doença que pode ser prevenida e o Papanicolau chega a reduzir em até 70% a mortalidade por este tipo de câncer, conforme o Instituto Nacional de Câncer.Hábitos de vida tais como baixas condições sócio-econômicas, atividade sexual antes dos 18 anos de idade, pluralidade de parceiros sexuais, vício de fumar, parcos hábitos de higiene e o uso prolongado de contraceptivos orais estão entre os principais fatores de risco do câncer de colo de útero. EXAMEO exame preventivo do câncer do colo do útero é indolor, barato e eficaz, consistindo na coleta de material para exame na parte externa e interna do colo do útero. Segundo a enfermeira Andréa, o foco principal da campanha são as mulheres que nunca realizaram o exame, visando com isso aumentar a cobertura das ações preventivas.A campanha será realizada nas Unidades Básicas de Saúde do município que contam com enfermeiros e no Centro Municipal da Mulher. A campanha é promovida pelas Coordenadorias Estadual, Regional e Municipal do Programa de Prevenção e Controle do Câncer Ginecológico.