Feira Agroindustrial movimentou R$ 40 000

A primeira edição da Feira de Alimentos da Agroindústria Caseira, realizada entre os dias 9 e 11 de setembro, foi um pleno êxito, na avaliação do secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Laertes Sidney Bianchessi. O evento foi promovido pela Associação dos Pequenos Produtores da Agroindústria de Ponta Grossa (Apeagro), em parceria com o governo municipal, através da Secretaria de Agricultura. Laertes lembrou que apesar das fortes chuvas registradas no último dia da feira – dia 11 – a presença de público foi considerada muito boa. Segundo a Secretaria de Agricultura, cerca de 7 000 pessoas visitaram o pavilhão da feira. “O público foi bastante bom, e variado”, anota o secretário, destacando a presença, entre os visitantes e consumidores, de pessoas oriundas da região dos Campos Gerais, Curitiba e até do Nordeste.“Quando analisamos a realização da feira sob o aspecto do volume e do valor da comercialização”, diz o titular da pasta de Agricultura, “o resultado também foi de fato muito bom, agradando a todos os pequenos agroindustriais que participaram”. De acordo com o balanço da Apeagro e da Secretaria de Agricultura, foram comercializadas 5,2 toneladas de produtos entre as 45 variedades disponíveis, durante os dois dias da 1a. FEAC. No total, essas vendas geraram um faturamento bruto de R$ 40 271,50.O secretário Laertes destaca, no entanto, que a realização dessa primeira edição da Feira tinha como principal objetivo a divulgação da linha produzida pelos pequenos agroindustriais, e acima de tudo “mostrar ao público consumidor, e aos comerciantes de Ponta Grossa, a qualidade e a grande variedade do que aqui se produz, nessa área”. A comercialização, explica Laertes, “era também um objetivo, mas não o principal”. Ao final do evento, diz ele, pelo que se viu e comprovou, “todos os agroindustriais participantes ficaram motivados a continuar, aumentar seus negócios e a melhorar cada vez mais. A animação é tanta que estão defendendo a realização de muitas outras feiras, ou de eventos assim com maior freqüência”.Laertes Bianchessi aponta ainda que durante a feira, foram feitos contatos para a abertura de comercialização em supermercados da cidade e da região, com a perspectiva de fechamento de contratos de fornecimento para 15 empresas compradoras. “Esse era um dos objetivos imediatos da feira, e nos dá muitos motivos para comemorar”, avalia.