QUALIFICAÇÃO: Agência do Trabalhador inaugura nova sala de informática

A Agência do Trabalhador de Ponta Grossa inaugurou, nesta quinta-feira, a nova sala de informática para cursos de qualificação profissional. A sala recebeu o nome do ex-diretor de Qualificação Profissional da prefeitura, Júlio César Ingenchki, que faleceu em maio. A homenagem é um reconhecimento que a Agência do Trabalhador e a prefeitura de Ponta Grossa fazem pelos serviços prestados por Ingenchki na área de qualificação profissional do município.
A nova sala conta com dez novos computadores e vai receber alunos para o curso de informática, dentro do projeto Inclusão Digital, desenvolvido pela prefeitura de Ponta Grossa, em parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). De acordo com o diretor da Agência do Trabalhador, Vitor Hugo de Oliveira, o curso qualifica anualmente cerca de 400 alunos. Os cursos têm duração de dois meses, com aulas duas vezes por semana. É gratuito e as inscrições podem ser feitas diretamente na Agência do Trabalhador, na rua Penteado de Almeida, 240.
Além da nova sala, a Agência do Trabalhador passou por uma revitalização, ganhando nova pintura, modificações nas instalações elétricas e na rede lógica. A Agência também recebeu novos equipamentos, que irão melhorar ainda mais o atendimento. “Proporcionamos aos trabalhadores um local amplo, atendimento personalizado e profissionalismo”, diz Vitor Hugo.
Para o prefeito Marcelo Rangel, presente na inauguração da sala de informática Júlio César Ingenchki, a Agência do Trabalhador é motivo de orgulho para a cidade. “Graças ao trabalho realizado pela nossa Agência, Ponta Grossa tem se tornado a cidade do emprego”, disse o prefeito, se referindo aos números apresentados na empregabilidade no município, através da Agência. Em 18 meses, foram abertos em Ponta Grossa 16 mil novos postos de trabalho.
O prefeito ressaltou ainda que a cidade está preparada para atender à estas vagas, com a oferta de cursos de qualificação profissional, preparando o profissional para o mercado. Mais uma vez, o prefeito lembrou do trabalho desenvolvido por Júlio Ingenchki na área de qualificação profissional. De 2013 até o momento, 1904 pessoas foram capacitadas em diversas áreas em Ponta Grossa. A projeção para até o final deste ano é de que mais 1.410 profissionais tenham passado pela capacitação profissional. Os cursos são em diversos setores e são desenvolvidos em parcerias com governo federal e iniciativa privada.  “A nova sala que estamos inaugurando hoje é apenas um símbolo, infinitamente menor do que o Júlio representou e representa para o nosso município. Ele nos deixou seu legado e estamos dando seqüência ao que ele nos ensinou”, disse o prefeito.
Participaram da cerimônia de inauguração da nova sala de informática, a viúva de Ingenchki, Gisele Ingenchki, e os filhos Anelise Ingenchki, Juliano Ingenchki e Vanessa Ingenchki. Estiveram também o coordenador regional da FIEP, Álvaro Scheffer, e o coordenador do curso de Inclusão Tecnológica da UEPG, Reinaldo Mayer.