Portadores de Necessidades Especiais terão espaço para prática esportiva

A partir de 2007, Ponta Grossa passará a ser referência em relação à prática de esportes dos portadores de necessidades especiais. A Prefeitura Municipal já licitou a obra do Centro de Esportes e Lazer para Portadores de Necessidades Especiais – CEL/PNE – que será construído na área hoje ocupada por uma quadra coberta, localizada na área próxima ao Complexo Ambiental Governador Manoel Ribas, em Olarias. Serão despendidos recursos da ordem de R$ 1.988.256,62, com financiamento através do Programa Paraná Urbano II.Para o secretário Carlos Roberto Ferreira, dos Esportes e Recreação do Município, esta é uma obra fundamental para o atendimento a uma clientela que hoje utiliza locais adaptados e tem encontrado muitas dificuldades nos ginásios de esportes da cidade, devido à existência de obstáculos, principalmente escadas. “A realização de atividades para os deficientes físicos tem sido prejudicada exatamente por esta limitação. Quando tivermos este espaço funcionando, certamente haverá um crescimento na participação de Ponta Grossa em competições paraolímpicas. Mas o CEL/PNE não é exclusivo para o esporte. No local, será implantado um playground, com brinquedos adaptados, que serão utilizados por crianças de instituições como a APAE e APACD. No local, também funcionará a administração da Associação Pontagrossense de Esportes para Deficientes Físicos, APDEF”, destaca o secretário.A expectativa é que o início das obras aconteça ainda em dezembro, com a empresa vencedora, Pelegrini Engenharia Limitada, que tem prazo de 240 dias para concluir o CEL/PNE, com área de 2.130,25 mestros quadrados, incluindo os serviços preliminares, estrutura de concreto armado, alvenaria, revestimentos, estrutura metálica, cobertura, pisos internos, externos, pintura, instalações elétricas, lógica, mecânicas, telefone, hidrosanitárias, prevenção contra incêndio, impermeabilizações, calhas e placas de comunicação visual.Com dois pisos, o CEL/PNE terá quadra poliesportiva, piscina coberta e aquecida, salão de jogos, administração, estacionamento, raia para atletismo. “Será um local adequado para a clientela que se destina, com rampas de acesso e elevador, possibilitando a ampliação do trabalho de integração dos portadores de necessidades especiais”, completa Ferreira.