Contribuinte pode receber carnê do IPTU em casa

Já está aberto o prazo para atualização de endereços, de contribuintes do Imposto Predial e Territorial Urbano, que permitirá receber os carnês em casa. O lembrete é dado pelo diretor do Departamento de Receita, da Secretaria Municipal de Finanças, Bruno Garofani. Com essa medida, além de oferecer uma comodidade a mais para o contribuinte, o município também atua para evitar a formação de filas, quando da distribuição dos carnês.A atualização, lembra Garofani, deve ser feita no máximo até dia 15 de dezembro, para que os carnês do IPTU 2007 sejam enviados diretamente para o endereço de preferência do contribuinte. A atualização de dados permitirá que cerca de 60 000 carnês sejam enviados por via postal aos contribuintes, sem necessidade de filas para entrega. No total, são expedidos 120 000 carnês a cada exercício, mas metade deles fica pendente de retirada pessoal, justamente pela falta de um endereço para entrega. “Queremos evitar filas para a distribuição dos carnês e oferecer mais comodidade para o contribuinte”, reforça o secretário municipal de Finanças, Ângelo Mocelin.Para fazer a atualização do endereço o procedimento é simples: basta apresentar o nome do contribuinte, o número do recibo/cadastro e o endereço em que ele deve ser entregue. O procedimento é rápido e pode ser feito tanto na Praça de Atendimento, situada no piso térreo da Prefeitura Municipal, quanto pela Internet: basta reunir esses três dados e enviar por e-mail para o endereço receita@pontagrossa.pr.gov.br. Apenas serão consideradas as atualizações feitas no período até o dia 15 de dezembro, quando começa a impressão dos carnês e tem início o processo de distribuição, lembra o secretário Mocelin: “portanto é importante que todo contribuinte faça essa atualização o mais rápido possível, para receber seu carnê em casa, sem ter que enfrentar filas. Adotamos também o cadastro via internet como forma de facilitar ainda mais esse procedimento. Todo mundo sai ganhando: haverá maior agilidade na entrega dos carnês e mais facilidade para os contribuintes”.Outro lembrete do diretor de Receita é que as imobiliárias também têm prazo até dia 15 de dezembro para informarem à Secretaria de Finanças, a relação dos imóveis cujos carnês desejam receber em separado, para encaminhamento próprio. As imobiliárias devem encaminhar à Secretaria Municipal de Finanças, aos cuidados do Departamento de Receita, um disquete contendo – em formato Excel – a relação com o nome do proprietário e o número de cadastro/recibo do imóvel.